Museu de Pindamonhangaba realiza processo de aprendizagem em exposição

Três exposições que mostram diferentes possibilidades de aprendizagem e que contam a história de futuros novos artistas e seus processos


Três novas exposições estão integrando o passeio cultural pelo Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. As exposições são: uma mostra das atividades desenvolvidas em 2023 na oficina cultural municipal de processo criativo na aprendizagem da linguagem do desenho e as outras duas são resultados das disciplinas Técnica em Gravura I e Técnica em Pintura II dos alunos da Faculdade Santa Cecília - UniFasc, todas elas tendo o professor e artista plástico Josué Amadeu como orientador.

Dentre as várias linguagens de oficinas culturais promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, as aulas de processo criativo da linguagem do desenho desenvolveram-se com alunos de 06 a 14 anos na Biblioteca Pública Municipal Ver. Rômulo Campos D'Arace. "É a continuidade de um trabalho desenvolvido desde 2017 atendendo crianças e jovens nas bibliotecas de Pinda com oficinas de desenho e pintura. Utilizando método adaptado para esse tipo de ação onde a importância está no processo da aprendizagem da arte e não especificamente em seu resultado final. Estimulando a concentração, criatividade e o despertar de um olhar apurado e crítico na construção do aprender a desenhar e pintar", pontua Josué Amadeu.

Passando para a próxima sala, é a vez do visitante se deparar com as obras de pintura de acrílico sobre tela a partir de pesquisa direcionada para as obras pictóricas do artista brasileiro Rubem Valentim, que participou do movimento de renovação das Artes Plásticas na Bahia na década de 1940. "Suas obras combinavam elementos do modernismo e da abstração geométrica com as culturas afro-brasileiras e a espiritualidade", explica o professor. Na exposição é possível conhecer um pouco do artista-referência e também perceber a licença poética dos alunos ao retratá-lo.

E para finalizar, a exposição que traz trabalhos feitos em relevo na madeira e impressos em papel com temática livre do universo da xilogravura, mostra precisão e delicadeza no uso das ferramentas específicas como goivas e formões.

Três exposições que mostram diferentes possibilidades de aprendizagem e que contam a história de futuros novos artistas e seus processos. Além dessas exposições, no passeio pelo museu histórico você contemplar outras 10 exposições. Vale a pena o tour. De terça a domingo das 9h às 17h.