Ouro Preto: pontos turísticos incríveis para visitar gastando (quase!) nada
Explorando as ladeiras de Ouro Preto, é possível não apenas descobrir fragmentos da história da cidade e do Brasil, mas também se maravilhar diante de diversas belezas.
A cidade de Ouro Preto é um dos 7 patrimônios históricos da UNESCO no Brasil devido a sua imensa riqueza cultural, arquitetônica e geológica. Você sabia que ela foi a cidade responsável por colocar o país na lista dos patrimônios no ano de 1980?
A região ouro-pretana deixou seu marco na história durante o período da mineração e até hoje seus valores culturais são imensuráveis. São diversas construções, exposições de artefatos, igrejas e minas abertas para visitação que possibilitam aos seus visitantes uma imersão rica e completa na história do Brasil. Além disso, o lugar é rico em belezas naturais e paisagens exuberantes para registrar com carinho na memória.
Muitos viajantes, antes de partirem rumo ao destino escolhido, buscam dicas para economizar e aproveitar ao máximo as gratuidades do local. Em Ouro Preto não faltam opções com entrada gratuita ou com valores muito acessíveis. Confira os mais famosos e que, sem dúvidas, valem a visita:
Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes é o coração da cidade. Conhecida em todos os livros didáticos de história por ser o conhecido local no qual, no ano de 1972, a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, ou Tiradentes, foi exposta. O monumento ao mártir - uma estátua de bronze com a cabeça de Tiradentes - está localizado na região central do lugar. Lá também estão localizados o Museu da Inconfidência, o Museu da Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores) e diversas construções históricas. As maiores festividades culturais de Ouro Preto acontecem na Praça Tiradentes, como exemplo o Carnaval, o Festival de Inverno e outros grandes eventos.
Feira do Largo de Coimbra (ou Feirinha de Pedra Sabão)
A feirinha, localizada ao lado da Igreja São Francisco de Assis, reúne mais de 50 bancas de expositores de artesanato local que apresentam suas obras predominantemente fabricadas em Pedra Sabão. Além das peças também são comercializadas jóias, camisetas, artigos de decoração e souvenirs variados da cidade de Ouro Preto. A exposição acontece desde o ano de 1995, e no ano de 1999 foi criada a Associação de Expositores do Largo do Coimbra (ADELC). O horário de funcionamento da feira é das 7h às 19h, diariamente. ? Casa dos Contos
O local foi construído entre os anos de 1782 e 1787 para ser a residência do cobrador de impostos da época - João Rodrigues de Macedo. Atualmente a Casa dos Contos é um dos museus localizados no centro de Ouro Preto, abrigando o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, diversas salas de exposições e também é o acesso central ao Parque do Horto dos Contos. Sua fachada imponente é bastante característica, com janelas em toda a extensão. Frequentemente sua galeria de arte exibe exposições de artistas do mundo inteiro. A entrada no local é gratuita e durante a visitação existem colaboradores no local que explicam aos visitantes mais detalhes sobre a sua história.
Museu da Inconfidência
Edificado em 1785, o atual Museu da Inconfidência já foi a antiga Casa de Câmara, Cadeia de Vila Rica e penitenciária estadual. O local também recebeu os restos mortais dos inconfidentes, trazidos de volta da África para o Brasil. Começou a funcionar como museu no ano de 1944. Lá estão itens históricos como os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, móveis e utensílios diversos utilizados pelos portugueses, retratos imperiais e reais, assim como uma coleção de arte sacra dos séculos XVIII e XIX. Além disso, existem duas salas dentro do museu dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas de Ataíde. O local também é palco de diversas exposições de arte nacionais e internacionais.
Um casarão histórico de três andares que já foi o lar de Aleijadinho - o mais importante escultor barroco do Brasil. Este museu abriga um acervo de mais de 160 oratórios e 300 imagens sacras com uma enorme variedade de tamanhos e materiais. Seus visitantes também se surpreendem com os detalhes da arquitetura, da pintura e até das vestimentas da época dos séculos XVII ao XX. Moradores e estudantes de Ouro Preto são isentos da taxa de entrada, mas o valor é simbólico e acessível.
Museu da Ciência e Técnica
Localizado na Praça Tiradentes, o Museu da Ciência e Técnica também funciona como escola e Universidade Federal. Foi criado em 1877 como Museu de Mineralogia pelo fundador da Escola de Minas - o francês Claude Henri Gorceix.
O local é bem extenso e foi dividido em inúmeras seções, dentre elas a sala das pedras preciosas - a favorita dos visitantes. Também existe uma seção na qual é retratado o desenvolvimento da principal atividade comercial da cidade, e um setor de Física no qual é permitido tocar a interagir com alguns objetos. O museu também é listado como um dos melhores locais de Ouro Preto para apreciar o pôr do sol.
O valor da entrada é de R$10,00 por pessoa.
? Mirante Morro São Sebastião
Do mirante é possível ter uma vista privilegiada do Centro Histórico de Ouro Preto. É possível ver do alto as inúmeras igrejas, o Museu da Inconfidência e avistar o Pico do Itacolomi. O morro pode ser acessado pela ladeira João de Paiva e o ideal é que o trajeto seja feito de carro ou com algum veículo, pois a subida é bastante íngreme. O melhor horário para visitar o mirante é perto do final da tarde para testemunhar um pôr do sol de encher os olhos! ? Parque Natural Municipal das Andorinhas
Com entrada gratuita, o parque natural abriga a principal nascente do Rio das Velhas, além de ser o berço de inúmeras espécies da fauna e da flora local. Seus visitantes podem desfrutar de belíssimas paisagens, piscinas naturais, áreas de esporte e lazer e cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira do Véu das Noivas.
As majestosas igrejas de Ouro Preto
Em sua maioria tombadas pela IPHAN, as igrejas de Ouro Preto são as construções mais ricas da cidade. Os visitantes se encantam com a riqueza de detalhes das obras de Aleijadinho e Ataíde, assim como os incríveis altares e detalhes em outro. Na maioria das igrejas não são permitidas fotografias, e a entrada pode variar, custando de cerca de R$10,00 até a gratuidade total. Algumas das igrejas mais visitadas são:
Igreja Nossa Senhora do Rosário;
Igreja São Francisco de Paula; ? Igreja Nossa Senhora da Conceição;
Igreja São Francisco de Assis;
Igreja de São José;
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia; ? Igreja Nossa Senhora do Carmo;
Igreja de Santa Efigênia;
Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Opções para todos os gostos, estilos e paladares
Além dos diversos pontos turísticos, parques e igrejas - aqui só citamos os principais - os visitantes de Ouro Preto têm um leque imenso para explorar contemplando a todos os gostos e faixas etárias - das principais,a gastronomia e a bebida. Para os que preferem destinar os gastos (melhor chamados de investimentos!) à desfrutar dos sabores da culinária local, conhecer os bares, restaurantes e provas iguarias mineiras, não irão faltar opções por todo lugar!