Região Turística da Fé aprova entrada de Tremembé e Lagoinha na entidade

Com isso, a região passa a ser uma das maiores governanças do turismo no Estado


Na tarde desta quarta-feira (26), em Guaratinguetá, a Associação da Região Turística da Fé aprovou por unanimidade, a entrada das cidades de Tremembé e Lagoinha na associação.

Agora, a governança passa a contar agora com 11 municípios, tendo quase um terço dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, se tornando uma das maiores governanças do turismo no Estado.

Reunião Ordinária Região Turística da FéReunião Ordinária Região Turística da Fé (Foto : Divulgação)

Para Lagoinha, foi justificado que a religiosidade é parte secular da cidade, destacando rotas peregrinas que passam pela cidade e festas importantes como Divino Espírito Santo, Expolag e as frequentes visitas que recebem para agradecer graças recebidas por Padre Osmar, que foi pároco durante 30 anos no município.

"Temos um potencial muito grande de desenvolvimento pelo turismo, e a entrada na Região Turística da Fé nos dará força para crescer neste sentido. Estamos nos organizando para que as pessoas conheçam nossa história", disse o prefeito de Lagoinha, Tiago Magno.

A Estância Turística de Tremembé, argumentou que todo o seu desenvolvimento do turismo é baseado no religioso, como o Santuário de Basílica do Senhor Bom Jesus, de de 1672, a Bica da Água Santa, da mesma época, e as diversas igrejas e capelas nas áreas rurais, com suas peculiaridades. Tem ainda destacado o potencial rural, como fator a ser explorado.

"Tremembé tem na sua essência, a vocação religiosa, os monges trapistas, a história de Madre Carminha e do Carmelo da Santa Face e Pio XII e a própria história de devoção à imagem de Bom Jesus, de 1663", relatou o prefeito de Tremembé, Clemente Neto.

Com isso, formam a governança da RT da fé, Aparecida, Guaratinguetá, Cunha, Cachoeira Paulista, Potim, Piquete, Canas, Lorena, Roseira, Tremembé e Lagoinha.

A Região Turística da Fé é composta por secretários de turismo das cidades citadas, membros dos conselhos de turismo, sindicatos e associações do setor e empresas do trade turístico.

"As cidades agora terão que aprovar uma lei na câmara, de adesão oficial à RT da Fé, assim que isso acontecer, os municípios estarão atendendo um dos critérios para adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro", disse Alex Cardoso, diretor executivo da RT.

"Reflexo disso já são os investimentos do Estado no projeto de sinalização regional, que deve acontecer em breve", disse o vice presidente da RT da Fé, Anderson Solcia.

"A luta por interesses em comum desenvolve toda a região. Aparecida é o centro deste fluxo turístico, mas o reflexo é direto nas demais cidades. Fico feliz em que Tremembé e Lagoinha tenham despertados para esta coletividade", disse a presidente da RT da Fé Márcia Fillipo.

Região Turística da Fé aprova entrada de Tremembé e Lagoinha na entidadeRegião Turística da Fé aprova entrada de Tremembé e Lagoinha na entidade (Foto : Divulgação)

O fortalecimento da RT da Fé vai ao encontro das recomendações da Lei Estadual 1.261, Lei Federal 11.771 e Portaria do Ministério do Turismo 192/2018, que solicita aos municípios se integrarem às instâncias de governança regional do turismo, para projetos em comum.