Na última terça-feira (13), o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, Alcemir Palma, participou de reunião online do Consórcio "Caminho da Fé" - trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, que liga Águas da Prata ao Santuário de Aparecida, e pode ser feito a pé ou de bicicleta.
Dentre os temas abordados, os organizadores do Caminho da Fé apresentaram uma pesquisa feita com peregrinos e ciclistas que percorrem o trecho com impressões sobre a motivação de percorrer o caminho, as dificuldades, e o que veem como positivo. A gestora executiva do projeto, Camila Bassi, reforçou o potencial turístico que o Caminho da Fé possui, ressaltou o aumento de participantes e, consequentemente, o aumento de demanda ao longo do trecho, como pousadas e restaurantes. Também foi evidenciada a importância do poder público para divulgação do roteiro.
Pindamonhangaba participa do Caminho da Fé desde sua criação, em 2003. "Para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, o Caminho da Fé é um exemplo de organização entre sociedade civil e poder público no sentido de oferecer maior conforto àqueles que se dirigem a Aparecida", concluiu Alcemir Palma.