Sabores e brasilidade: pizzarias brasileiras figuram entre as 100 melhores do mundo

A excelência das pizzarias brasileiras é um motivo de orgulho nacional e internacional


Em Palazzo Reale, berço da pizza, uma cidade localizada no sul de Nápoles, na Itália, no dia 13 de setembro deste ano, foi divulgado o guia italiano 50 Top Pizza. Para a felicidade dos brasileiros, de acordo com o guia, das 100 melhores pizzarias do mundo em 2023, três encontram-se no Brasil.  

De fato, a pizzaria brasileira mais bem colocada nesse ranking foi a QT Pizza Bar, localizada em São Paulo, ocupando o 51º lugar. A pizzaria fica localizada na região de Cerqueira César e possui como sócios Bruna Pires e Matheus Ramos. 

Na segunda colocação, ocupando o 85º lugar, ficou a Pizza da Mooca, que possui duas unidades localizadas em São Paulo. Durante o recebimento do prêmio, Felipe Zanuto, o criador responsável pela pizzaria, recebeu o seu prêmio ao lado de representantes oriundos de diversos lugares do mundo, como Egito, Itália, Espanha e Japão. 

Em uma entrevista concedida ao CNN Viagem & Gastronomia, Filipe disse que "é uma honra participar novamente da premiação mais importante do mundo da pizza e ainda mais ter nosso trabalho reconhecido pelo segundo ano consecutivo".

Por conseguinte, ocupando a 100ª colocação, ficou a Leggera Pizza Napoletana, que também possui duas unidades localizadas na capital paulista. É importante ressaltar que, em comparação com o ano passado, as colocações no ranking mudaram completamente esse ano. Em 2022, a Pizza da Mooca ficou em 77º, enquanto a Laggera ocupou a 83ª posição e a QT Pizza Bar, a 99ª. 

Quais foram as melhores pizzarias do mundo? 

No guia divulgado em setembro, a Itália destacou-se dos demais países, conquistando 40 posições na lista das 100 melhores pizzarias do mundo. Na realidade, o topo dessa lista foi disputado por duas pizzarias italianas, a Diego Vitagliano Pizzeria, em Nápoles, e a I Masanielli Francesco Martucci, em Caserta. Ao final, decretou-se empate, com ambas ocupando a primeira colocação.

As demais posições, da segunda colocação à décima, seguem a seguinte ordem: Una Pizza Napoletana (Nova York, Estados Unidos); Sartoria Panatieri (Barcelona, Espanha); The Pizza Bar on 38th (Tóquio, Japão); I Tigli (San Bonifacio, Itália); Seu Pizza Illuminati (Roma, Itália); 50 Kalò (Nápoles, Itália); Bottega (Pequim, China); 180g Pizzeria Romana (Roma, Itália); I Masanielli Sasà Martucci (Caserta, Itália).

É importante enfatizar também que, conforme aponta a organização, o ranking se estabelece a partir da avaliação de fiscais ligados à premiação, que avaliam o local e pagam o consumo, assim como qualquer outro cliente. Por fim, é importante entender que, por trás de uma excelente pizza, existe uma cadeia de suprimentos e insumos que as mantêm operando.

Entre esses suprimentos, o gás para pizzaria é um dos mais importantes. A qualidade do gás desempenha papel elementar na garantia de um sabor melhor, elevando a experiência do cliente a outro patamar, influenciando, também, em outros fatores.

O gás utilizado atua diretamente na textura da massa e no sabor dos ingredientes utilizados, de modo que afeta o próprio cozimento da pizza por questões relacionadas à própria temperatura do forno. No final das contas, o sucesso de uma pizzaria depende, para além da boa gestão, do acesso a recursos de qualidade que permitam a execução de um excelente trabalho, digno de tal avaliação.