Dois meses após o XI Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo que aconteceu em São Sebastião, o município vem colhendo frutos do evento que reuniu cerca de 35 jornalistas de diversos países e 200 pessoas ligadas ao setor de comunicação.
Em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), durante o Congresso os profissionais participaram de um press trip, visitando osatrativos turísticos, praias, artesanato e culinária local, a fim de divulgarem em seus veículos de informação, dando mais visibilidade ao turismo sebastianense e despertar interesse no mercado de seu país origem.
São Sebastião foi destaque na revista argentina El Mundo Al Revés, da Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), tendo destaque nas mais de 30 páginas promovendo o turismo da cidade, deixando em evidência a Rota Caiçara, incentivando o turismo de base comunitária; o roteiro As Ilhas; a rica cultura e arquitetura do Centro Histórico; as paradisíacas praias e também os meios de hospedagem no município.
Outro destaque foi na revista Qual Viagem, considerada uma das maiores revistas de turismo do Brasil. O município foi mencionado em 14 páginas, citando os principais pontos turísticos, a cultura caiçara, a aldeia indígena e atrativos de turismo de aventura.
Nos últimos anos, a cidade vem se destacando também na mídia internacional como destino relevante, sendo evidenciado em canais de comunicação do Canadá, Portugal, República Dominicana, entre outros países.
Aumento de turistas estrangeiros na cidade
De acordo com dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo e do Centro de Informações Turísticas de São Sebastião (CIT), desde 2017 o município registrou um aumento de aproximadamente 40% de turistas estrangeiros na cidade, vindos de países como Estados Unidos, França, Espanha, Inglaterra, Argentina, entre outros destinos.
Esse resultado ocorre devido a atual gestão investir fortemente na pasta, impulsionando o turismo na cidade e participando de diversas feiras e eventos do setor turístico no Brasil e também no exterior, favorecendo assim a geração de emprego e renda.