Pindamonhangaba faz revisão do Plano Diretor de Turismo

COMTUR e Secretaria de Cultura e Turismo apresentam propostas para o futuro do turismo da cidade.


Anderson Solcia, mediador da apresentaçãoAnderson Solcia, mediador da apresentação (Foto : AgoraVale)Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria de Cultura e Turismo por meio da Prefeitura de Pindamonhangaba, realizou a apresentação do Plano Diretor de Turismo Revisional para o município.

Com a pandemia, foi preciso repensar a maneira de fazer turismo e para isso, é importante a discussão de novas ideias para melhorias no Turismo.

A reunião foi mediada pelo Vice-presidente da Rota Turística da Fé, Anderson Henrique SolciaAlex Cardoso responsáveis pela empresa PHOCOS, a qual está empenhada em estruturar o plano.

O encontro ocorreu na Pousada Sagrados Corações e estiveram presentes o secretário de Turismo e Cultura - Alcemir Palma, secretário adjunto Ricardo Flores, diretor de Turismo Fabio Vieira, Kelly Mendonça presidente do COMTUR, membros do Conselho e entidades participativas.

Durante a apresentação, todos presentes, falaram sobre suas propostas e expectativas. Representantes do Comtur, Semar, Associações e Empresários, também estiveram presente, sendo órgãos de grande importância nesta nova etapa.

O plano traz uma proposta prática e autêntica para o turismo. Foi discutido a inclusão do aumento da diversidade, sustentabilidade, acessibilidade, e a proposta do tema Turismo ser incluído na grade educacional das escolas.

A ideia é enriquecer o turismo na cidade, trabalhando também em conjunto com o turismo regional, para o crescimento de todos, trazendo o foco também para a nova geração, que tem grande peso em cima do interesse e preservação do turismo na região.

Pindamonhangaba tem um grande potencial turístico e cultural, e este novo plano trará um novo olhar da cidade para os visitantes e munícipes.

A previsão de ser finalizado é até novembro de 2021, e está sendo desenvolvido pela empresa privada e especializada Phocus, Prefeitura de Pindamonhangaba e Comtur.

Atualizado:

Seis meses de trabalho - A revisão do PDT (Plano Diretor de Turismo) é prevista na Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015 (Estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico e dá providências correlatas), Seção II, artigo 6º.

Além de ouvir as expectativas, os presentes - integrantes do poder público, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), trade turístico e instituições afins - também falaram em que poderão contribuir para a revisão do PDT. Serão seis meses de trabalho com encontros semanais, remotos ou presenciais, dependendo do Plano São Paulo, dividido em grupos temáticos e com a possibilidade de visitas técnicas aos locais e serviços turísticos que integrarão o inventário turístico da cidade.
As etapas de realização dos trabalhos serão: 1 - Estudos Preliminares / Apresentação / Metodologia; 2 - Inventário Turístico / Diagnóstico; 3 - Prognóstico / Análise e Propostas; e 4 - Compilação e Entrega do Plano Diretor de Turismo Revisional.

Ao final, previsto para 17 de novembro, o Plano será enviado à Câmara dos Vereadores. Entre outros benefícios, o PDT vai colaborar para que Pindamonhangaba concorra a ser um MIT - Município de Interesse Turístico, título há anos pleiteado pela cidade, e que trará recursos anuais do governo estadual para investimentos na infraestrutura turística, ampliando e fomentando o desenvolvimento econômico.

Empreendimentos podem integrar inventário turístico - Os empreendimentos turísticos que quiserem integrar o inventário turístico do novo Plano Diretor de Turismo devem entrar em contato com o Departamento de Turismo para agenda de visita técnica de avaliação. Os contatos são: 3643-1761 e turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.