Comprar carro em leilão vale a pena?

Apesar de preços mais acessíveis e possibilidade de bom negócio, esse tipo de aquisição não é aconselhada pelos especialistas.


O mercado de compra de veículos em leilão atrai uma parcela de motoristas brasileiros. Além da grande variedade de automóveis, incluindo carros Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Renault e outras montadoras, um dos principais atrativos são os preços mais baixos e a possibilidade de revendê-los por um preço mais alto.

Será que vale a pena adquirir um carro nessas condições? Na opinião dos especialistas, não. Entenda os principais riscos envolvendo a compra de veículos em leilão e os cuidados que você precisa ter caso esteja decidido a fazê-lo.

Fama ruim

De uma maneira geral, muitos especialistas do ramo automobilístico não nutrem um bom sentimento com relação a veículos que passam por leilões. Isso acontece, em grande parte, porque os automóveis oferecidos são ruins e não oferecem garantias de boas condições.

Esse é, inclusive, um fator que pesa para a má fama dos leilões: as dúvidas existentes sobre as condições gerais dos veículos. Além da falta de informações sobre sua conservação, é comum que esses modelos fiquem muito tempo expostos ao Sol e à chuva em pátios esperando pelos leilões, o que pode danificá-los ainda mais.

Outro problema apontado pelos especialistas é que o carro fica marcado pelo leilão. Apesar de não ser uma certeza, em muitos casos, a documentação do veículo deixa marcada que ele passou por um leilão. Isso se torna um empecilho na hora de revendê-lo, já que muitos profissionais da área conhecem o mercado e evitam fazer esse tipo de negócio.

Ainda há outro componente que torna a aquisição de veículos em leilões menos indicada: o seguro. Muitas seguradoras não fazem seguros de automóveis que tiveram passagem em leilão. Quando fazem, é normal que cobrem um valor consideravelmente mais alto, tornando a operação ainda mais custosa para o cliente.

Tipos de leilão

Entre os tipos de leilão, três se destacam para o consumidor. O primeiro deles é o chamado leilão de montadora, que oferta carros da própria montadora. Na opinião dos especialistas, é o cenário menos pior, já que o veículo é da própria fabricante e a tendência é que seu estado de conservação seja melhor.

O leilão de seguradoras é aquele no qual a seguradora oferta veículos que passaram por algum tipo de sinistro ou foram recuperados de furto e roubo. Aqui, o interessado em adquirir um veículo pode encontrar algum modelo que tenha danos, que podem ser grandes ou pequenos.

Por fim, há também o leilão de recuperação de financeira. É realizado por bancos e envolve veículos que foram para os bancos por inadimplência de pagamento do antigo dono. Esse tipo também envolve modelos recuperados pelas polícias estaduais e Federal, assim como o Detran.

Cuidados ao comprar

Para quem realmente deseja comprar um carro em leilão ou de um proprietário que o adquiriu em um, alguns cuidados são necessários para garantir que você esteja fazendo um bom negócio.

A primeira recomendação, para ambos os casos, é pesquisar o edital do leilão do carro preterido, para conhecer melhor as informações sobre a procedência do automóvel. Assim, você fica inteirado dos eventuais problemas pelos quais o veículo já passou.

Outra dica é em relação ao valor pago pelo carro escolhido. O desconto em relação à tabela Fipe de carros em leilões deve ser de ao menos 30% para que isso seja considerado um bom negócio. Por menos que isso, é mais vantajoso, financeiramente, procurar por carros seminovos em concessionárias ou com vendedores independentes.

Para quem está comprando um veículo de outro proprietário, que o adquiriu em um leilão, lembre-se de levar o carro até um mecânico de confiança antes de fechar o negócio. Ele poderá fazer uma avaliação completa do veículo.