Conheça os principais golpes nas redes sociais e saiba como evitá-los

Cuidado!


O crescimento do uso da tecnologia e o aumento das compras online fizeram com que aumentasse também o número de golpes virtuais. Apenas alguns cliques, uma rápida navegação ou até mesmo um post compartilhado por amigos ou conhecidos são suficientes para que nos deparemos com preços atrativos e promoções suspeitas.

Os golpes têm se tornado cada vez mais frequentes na internet, não apenas em sites e anúncios, mas também em perfis de redes sociais de pessoas em quem confiamos. Por isso, mais do que nunca, é preciso se proteger e manter a segurança e a privacidade na internet. Algumas medidas básicas, tais como evitar a utilização de várias contas, restringir o uso dos dados dos aplicativos e aplicar a verificação em duas etapas são fundamentais para evitar os cybercrimes, ou crimes online.

Um estudo feito pelo Serasa Experian aponta um dado alarmante: o ano de 2021 foi considerado recordista em fraudes pela internet desde que o índice começou a ser medido, em 2011. O levantamento, chamado Indicador de Tentativas de Fraude, mostrou ainda que mais de 4 milhões de tentativas foram feitas durante o período de pesquisa - um aumento de 16,8% em relação ao ano de 2020.

Golpes mais comuns na internet

Os principais golpes aplicados na internet se dão por meio de mensagens de SMS, WhatsApp, perfis e boletos falsos. Confira.

1.    Boleto Falso

Este é o golpe mais aplicado no Brasil atualmente. Consiste em boletos falsos produzidos pelos criminosos, contendo todos os dados e informações da vítima. Os boletos são enviados por e-mail ou WhatsApp, simulando uma cobrança real.

Por se parecerem muito com os documentos originais, muitas pessoas caem no golpe e acabam por pagar o valor solicitado. Com isso, o dinheiro é perdido, uma vez que o boleto não é real e o valor pago não pode ser restituído à vítima.

2.    Golpe pelo SMS

O SMS é um tipo de mensagem que não requer uma conexão com a internet e, por isso, bancos e outras empresas costumam utilizá-lo para enviar promoções, avisos e até mesmo cobranças aos clientes. Por se tratar de um método usual, muitas vítimas não percebem que estão recebendo mensagens criminosas.

Os golpistas enviam links pedindo, por exemplo, que a pessoa atualize a página de cadastros, ou então direcionando para sites falsos. A partir daí, obtêm os dados pessoais do usuário e conseguem acessar os seus canais, tendo acesso livre a bancos, sites e outras páginas online.

3.    Golpe do WhatsApp

Trata-se de um dos tipos mais populares de fraude, por meio do qual o criminoso hackeia ou clona um número de telefone e manda mensagens para os contatos da vítima, alegando emergência e pedindo Pix ou transferência de dinheiro.

Fonte: Unsplash

Como evitar as fraudes na internet?

O presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, Hiago Kin, afirma que para não ser alvo de criminosos na web, é importante ficar de olho nas suas contas em redes sociais, e-mails e sites - "É bom ficar atento a qualquer tipo de dado que você coloca na internet", declara Kin.

Confira algumas dicas que você pode colocar em prática para não ser vítima de fraudes online:

  • Aplicar o modo de confirmação em duas etapas em redes sociais e e-mails
  • Não emprestar dinheiro pedido por meio de mensagens
  • Ter cuidado com links e sites desconhecidos
  • Manter perfil privado nas redes sociais
  • Evitar exposições desnecessárias

Apesar de existirem algumas medidas simples para manter a privacidade e a segurança online, ainda há muitos usuários que não as colocam em prática. A precaução é essencial para garantir que os nossos dados estejam seguros e evitar que sejamos alvo de crimes virtuais.