Use a matemática para aumentar suas chances na Mega-Sena!

Veja como.


Nem todo mundo é fã da boa e velha matemática, as lembranças que trazem dos tempos de escola podem ser aterrorizantes. Mas, se você souber utilizar algumas dicas da matéria ligada às exatas, talvez possa aumentar suas chances de ser sorteado num prêmio lotérica.  E nem é tão difícil assim. Se ligue em alguns detalhes abaixo.

Pares e ímpares

Na loteria, é impossível apenas um dos dois tipos de números ser escolhido. É matematicamente muito difícil, por isso jamais marque apenas um dos dois em seus jogos da Mega. Escolha 3 e 3 ou, 4 e 2, no máximo. Estudando todos os sorteios até hoje, cerca de 80% dos resultados estiveram dentro destas proporções.

Fechamentos e Desdobramentos

Pode parecer difícil, mas, na verdade, só é um pouco trabalhoso. O fechamento consiste em escolher mais números do que os da aposta mínima e ir combinando-os entre si, mesmo que você opte por só jogar em volantes com 6 números. Achou complicado? Entenda melhor.

Pegue 8 ou 9 dezenas. Combine-os entre si em grupos de 6 sucessivamente. Você terá uma quantidade bem grande de sequencias, não é? Marque bilhetes com todos ou algumas destas combinações,  "fechando" um ciclo. Se você tiver sorte e acertar a Mega - ou a quina e/ou a quadra - vai receber vários prêmios menores, aumentando em muita grana o valor recebido.

Números aleatórios

Se você pensa que jogar sempre nos mesmos números de sempre vai fazer com que você tenha mais chances de ganhar, vai ter uma surpresa bem triste: não tem... A matemática mostra que em cada sorteio, a história zera tudo. É como se você enxugasse gelo. Acabou, começa tudo de novo.

O ideal, caso você tenha alguns números com memória afetiva, é que faça sempre outro jogo com números diferentes, melhor até se pedir à máquina que escolha por você, na modalidade surpresinha. O resultado da Mega-sena é totalmente aleatório,  depende exclusivamente da sorte, superstições não afetam em nada.

Dezenas mais e menos sorteadas

O que a probabilidade mostra, no entanto, é que: se um número costuma sair com maior frequência é provável que ele venha a sair novamente mais rápido do que outro qualquer. Durante a historia da modalidade, algumas dezenas foram escolhidas quase o dobro de vezes do que outras.

Por que não marca-las novamente em seus bilhetes? A estatística serve para isso, observar como, ao longo do tempo, os números se comportaram e quais as chances destes acontecimentos se repetirem. Pesquise sempre que for fazer um jogo mais especial e inclua algumas destas dezenas em seus bilhetes.

Sequências longas

Ao longo dos últimos 25 anos, apenas uma vez 4 números consecutivos foram sorteados pela Mega. Sabe quantas pessoas ganharam? Nenhuma! É quase impossível acontecer de muitos números consecutivos serem sorteados, por isso ninguém joga. Mesmo somente 3 números - como 1, 2, 3, por exemplo - é dificílimo de acontecer.

Procure espalhar suas escolhas pelos 60 números dispostos por volante. Aproveite e coloque suas dezenas nos 4 quadrantes do bilhete e evite as mesmas fileiras, você terá chances maiores de ser sorteado. É a estatística que está afirmando, através da análise  de todos os resultados anteriores.

Jogue números extras

Essa é até meio óbvia. Quanto mais dezenas você marcar por bilhete, mais chances de ganhar terá.  A loteria permite que o apostador marque até 15 números em cada volante. O problema é o preço do jogo: cerca de 22 mil reais. Vale muito a pena fazer uma aposta assim, sobretudo se a premiação estiver acumulada ou for um sorteio especial. Tem bala na agulha pra isso?