Como adaptar sua empresa ao consumidor omnichannel

Omnichannel é uma mistura de latim e inglês que quer dizer Todos os Canais


Omnichannel é uma mistura de latim e inglês que quer dizer “todos os canais”. Traduzindo isto para o conceito de mercado, significa disponibilizar seu negócio ou serviço em todos os canais aos quais seu cliente tem acesso, seja fisicamente ou no mundo virtual.

Uma particularidade deste novo conceito de mercado é que não basta ter presença em todos os meios disponíveis para alcançar seu público, também é fundamental que todos eles estejam integrados, compartilhando objetivos e canais de comunicação com o mesmo intuito: valorizar a experiência de compra do cliente.

Em 2017, o Google realizou uma pesquisa analisando o comportamento de consumidores do mundo todo e constatou que metade dos internautas estão conectados em três ou mais dispositivos diferentes, sendo que 91% dos usuários de smartphones compraram um produto após visualizarem um anúncio no celular. Além disso, 50% dos usuários de internet buscaram por vídeos de produtos antes de acessar uma loja e 78% deles passaram mais tempo fazendo pesquisas online do que em lojas físicas.

Mesmo estando mais do que comprovado que os compradores estão na internet, o Brasil ainda parece engatinhar na adequação de seu mercado à era do omnichannel. Uma pesquisa realizada pela Zendesk, uma empresa especializada em prover serviços de suporte ao cliente para as maiores corporações do mundo, mostrou que, dentre suas 2.000 clientes brasileiras, apenas 3,5% oferecem suporte omnichannel.

Otimizar seu negócio para o uso de vários canais de marketing pode parecer um grande esforço, uma vez que demanda planejamento, treinamento profissional e acompanhamento constante de resultados, porém, as empresas que investem em omnichannel já puderam comprovar que as vantagens são superiores aos desgastes e, como benefícios, podem citar uma coleta aprimorada de dados dos clientes, margem de lucro maior, comunicação integrada, melhoria na experiência de compra do cliente e diminuição de custos.

Para adequar seu negócio ao modelo omnichannel, é preciso se comunicar com seu cliente por meio de ações adequadas, utilizando, no mínimo, o site da marca, blog corporativo, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagem, pois são os canais que seus clientes usam para fazer pesquisas, recomendar a marca aos seus conhecidos e trocar experiências sobre como e onde comprar. Inserida nestes canais, sua marca se fortalece e tem seu volume de vendas impulsionado.

Mas não pare por aí. Também é essencial estar sempre atualizado nas próximas tendências de canais virtuais para, assim que possível, marcar presença com sua marca nestes novos ambientes.