Existem diversas formas de se gerir um negócio, e, hoje em dia, as empresas que adotam as metodologias mais ousadas e inovadoras saem na frente. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Imaginatik, que entrevistou profissionais das mais diversas áreas, 95% dos entrevistados afirmaram que a inovação precisa ser prioridade de uma corporação. Contudo, 44% também disseram que suas empresas não investem praticamente nada neste aspecto e 63% ainda complementaram que trabalham em um lugar sem estrutura para gerenciar projetos inovadores.
Diante disso, a melhor alternativa para uma empresa que carece desses dois fatores é aplicar a famosa metodologia ágil. Esse modelo consiste em qualquer estratégia que vise entender cada pessoa integrada naquela organização e como elas trabalham, como se relacionam, se comunicam entre os diferentes setores e interagem com os clientes. No meio empresarial, agilidade não é apenas trabalhar de forma rápida, mas principalmente buscando alcançar cada uma dessas características.
A maior dificuldade é que não existe um jeito específico de se fazer isso, então é aí que entram a criatividade e a inovação. O principal objetivo é acelerar o ritmo de entregas sem perder qualidade, sempre otimizando os ciclos e diversos processos internos da empresa. A base para tudo isso costuma ser a comunicação, pois é a chave para alcançar harmonia entre as equipes e ainda integrar melhor o cliente a todos os processos envolvidos.
A metodologia ágil surgiu de empresas de tecnologia que buscavam otimizar a criação de seus softwares. Para isso, elas criaram o manifesto ágil, um guia composto de quatro etapas para garantir a agilidade dentro de qualquer empresa.
- Indivíduos e interações valem mais que processos e ferramentas.
- O produto e a solução valem mais que uma documentação abrangente.
- A colaboração com os clientes é mais valiosa que a negociação de contratos.
- Se adaptar a mudanças é mais importante que seguir um plano.
Esses são os quatro principais fundamentos da metodologia ágil, e cabe a cada empresa decidir como alcançará cada um desses requisitos. Isso precisa estar integrado em todo o aspecto daquela marca - desde anunciar vagas de emprego elaboradas para atrair os profissionais certos até desenvolver uma interação maior entre as equipes e aqueles em cargos de chefia.
Entre aplicar metodologias já existentes ou criar sua própria, o importante é saber trabalhar bem com a comunicação, para garantir que a agilidade seja, de fato, alcançada. Todo empresário - de pequeno a grande - precisa ter em mente que, quanto antes adotar esse modelo em seu negócio, mais preparado para o mercado estará a curto, médio e longo prazo.