Estudos apontam que Pindamonhangaba é o 4º melhor município do país para fazer negócios no setor industrial

A pesquisa é realizada anualmente pela Urban Systems e publicada pela Revista Exame


Denominado "Melhores Cidades para fazer Negócios 2021", o estudo anual realizado pela Urban Systems para a Revista Exame, aponta que Pindamonhangaba é o 4º melhor município do Brasil para fazer negócios no setor industrial.

O estudo, que acontece desde 2014, visa detectar as cidades mais atrativas para desenvolvimento de negócios. Nele, foi apontado as melhores cidades em diferentes setores econômicos e foi realizado com todas as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes.

No Setor Industrial, Pindamonhangaba manteve a quarta colocação no comparativo com 2020, ficando atrás apenas de São Bernardo do Campo (SP), Cubatão (SP) e Igarassu (PE). No comparativo com os municípios do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba está à frente de Jacareí (7º), Taubaté (13º) e São José dos Campos (30º).

De acordo com a Urban Systems, os índices são calculados através da metodologia de análise estatística chamada Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) sintetizando variedades de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

Para o segmento industrial foram mapeados e analisados 10 indicadores:

- variação do índice de emprego,

- crescimento dos estabelecimentos industriais,

- renda do trabalhador,

- empregos no setor com média e alta remuneração,

- crescimento da exportação,

- concentração de emprego no setor,

-  paralisação no serviço de água,

- proximidade com rodovias federais

- distância de aeroportos e portos.

Destaque em Comércio e Agropecuária 

Pindamonhangaba também conseguiu entrar no ranque do Top 100 como melhor cidade para fazer negócios no ramo do Comércio e Agropecuária.

No segmento Comércio, a cidade ocupa a 94ª posição entre as 326 cidades brasileiras e foram analisados 11 indicadores como emprego e crescimento no comércio varejista e atacadista, renda do trabalhador no comércio e banda larga por habitante, entre outros.

No segmento Agropecuário, Pindamonhangaba não constava entre os 100 melhores municípios no ano de 2020 e no levantamento deste ano o município passou a integrar com boa colocação, classifcada como a 49ª melhor cidade para investimentos.

Segundo a Prefeitura, uma ação importante neste avanço é o uso da tecnologia. "Utilizamos a tecnologia com ciência de dados para direcionar nossos esforços e obter resultados. Queremos nos posicionar como parceiros da classe empresarial", afirmou o secretário adjunto de Administração, e responsável por implantação de tecnologia na gestão, Danilo Velloso.

O prefeito Dr. Isael Domingues comemorou a boa colocação do município. "Nossa colaboração é ser um facilitador para que investidores se acheguem, por isso estamos incrementando cada vez mais a desburocratização e modernização tecnológica".

"Outro fato interessante deste levantamento é que com a expansão industrial outros setores da economia como primário e terciário também foram aquecidos. Quero parabenizar nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Roderley Miotto, a quem delegamos a missão para alavancar cada vez mais esses números", completou o prefeito.

 

Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba