A MRS Logística vai concluir, até o fim de agosto, investimentos superiores a R$ 30 milhões que consolidam um novo ciclo de crescimento econômico e urbano em Pindamonhangaba. Em reunião recente com o prefeito Ricardo Piorino, a empresa apresentou o balanço das obras realizadas na cidade, como parte da renovação do contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar a malha ferroviária entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Participaram do encontro o gerente de Relações Institucionais da MRS, Daniel Martins, a especialista em Relações Institucionais, Grazi Ribeiro, além de analistas e técnicos da empresa.
Maior obra ferroviária da cidade
Entre os destaques está a construção do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Estrutural, que liga a rodovia SP-62 ao bairro Feital, no Distrito Industrial. Com investimento de R$ 13,8 milhões, é a maior obra da MRS em Pindamonhangaba e complementa a avenida executada com recursos próprios da Prefeitura, cuja primeira fase tem 2,5 km e duas rotatórias.
A estrutura recém-concluída conta com duas pistas por sentido, ciclovia, calçadas, iluminação de LED, rampas de acesso e sinalização, facilitando a ligação entre os dois lados da cidade e abrindo novas rotas para o crescimento industrial.
Transferência do pátio de manobras
Outra obra de grande impacto é a transferência do pátio de manobras ferroviárias da região central para uma área próxima ao bairro Araretama. O novo ramal, com 1.800 metros de extensão, permite que os trens parem sem afetar o trânsito urbano. Com isso, as cancelas nas ruas Campos Sales, Frederico Machado e Voluntário Vitoriano Borges serão acionadas apenas durante a passagem dos trens, reduzindo drasticamente o tempo de espera dos motoristas.
Nova passarela no Araretama
Também no Araretama, a MRS investiu R$ 7 milhões na construção de uma nova passarela sobre os trilhos. A estrutura, equipada com rampas, escadas, iluminação e proteção lateral, oferece mais segurança aos moradores durante a travessia.
Cancelas automatizadas e muro de proteção
O projeto inclui ainda a modernização das antigas cancelas ferroviárias, substituídas por equipamentos automatizados com sinal sonoro e sistema de placas. Já estão em funcionamento as novas cancelas das ruas Dr. Campos Sales, Frederico Machado e Vol. Vitoriano Borges.
Além disso, a MRS está finalizando a instalação de sete quilômetros de muro de proteção ao longo dos trilhos, em áreas onde ainda não há delimitação. Nos pontos com passagens oficiais, o modelo adotado é misto: muro na parte inferior e tela na superior, aumentando a visibilidade e a segurança.
Ampliação de acessos
Durante a reunião, o prefeito também mencionou o pedido feito à ANTT para oficializar uma passagem de pedestres no bairro Laerte Assumpção, ao lado da empresa Romagnole, que segue em análise.
Apoio político e continuidade das obras
O prefeito Ricardo Piorino destacou o papel do deputado federal Márcio Alvino na articulação das obras junto à ANTT e ao Ministério da Infraestrutura. "São conquistas iniciadas ainda na gestão do Dr. Isael e que hoje se tornam realidade, melhorando a mobilidade, segurança e contribuindo para o desenvolvimento da cidade", afirmou.