O que é SBPE e qual sua relação com o financiamento?


Se você costuma investir na caderneta de poupança ou até mesmo gosta de acompanhar notícias e novidades sobre esse tema, com certeza você conhece o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). 

Poupar dinheiro pode aumentar as suas chances de conseguir um bom financiamento imobiliário, tornando o seu sonho da casa própria cada vez mais próximo e real. Para te ajudar a dar o primeiro passo a realização do imóvel próprio, aqui você entenderá como funciona o sistema e seus benefícios. Confira!

O que é e como funciona o SBPE

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) possui uma categoria de crédito em que os bancos recebem recursos através da poupança. Suas normas foram criadas pelo Conselho Monetário Nacional, e para garantir que todas elas sejam cumpridas de forma correta, o Banco Central analisa todo o processo. 

A principal fonte do capital para um financiamento imobiliário de acordo com o SBPE são os rendimentos da poupança, e todas as instituições financeiras que participam desse tipo de modalidade de crédito, podem usar até 65% do valor que rendeu na poupança do cliente. Além disso, o FGTS também é uma das linhas de crédito utilizadas para financiamentos. 

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras que utiliza esta modalidade de crédito para ajudar seus clientes a realizarem o sonho da casa própria, disponibilizando uma oportunidade de parcelamento de até 35 anos, e não estipulando um limite de renda para o cliente e pode ser utilizado ou não para financiamento habitacional, chamado de SFH.

A importância do financiamento para o mercado imobiliário

Atualmente o mercado imobiliário vem mostrando que está aos poucos voltando para os trilhos, com isso, o aumento de vendas de imóveis se mostra cada vez mais presente, junto a ele, claro, o financiamento imobiliário também vem mostrando cada vez mais as caras. 

O crédito imobiliário não é o principal meio de realizar o sonho da casa própria, mas atualmente ele é um dos principais e mais importantes para quem deseja comprar um imóvel, mas não possui dinheiro para fazer isso a vista. 

Apesar de ser uma ótima alternativa, ela infelizmente não é tão simples de se conseguir, isso porque é exigido uma série de análises e documentações, então quem pretende realizar um financiamento é importante ter bastante paciência e todas as exigências pedidas pelas instituições financeiras.

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo é uma modalidade de crédito mais específica, mas que também ajuda a movimentar bastante o ramo imobiliário e seus financiamentos.

Planeje e escolha um bom financiamento

Realizar um bom financiamento vai depender bastante do seu planejamento. Sim, se você não se planejou mas quer dar início a esse processo, é bom você descer um degrau. 

Financiar um imóvel é uma tarefa muito complexa e demorada, que exige o máximo de planejamento e responsabilidade para que todo o processo flua bem e funcione de forma eficaz e sem contratempos no futuro. 

É importante lembrar que o seu perfil será analisado na hora de tentar o financiamento, isso porque as instituições financeiras precisam conhecer seus clientes e verificar todas as informações possíveis para poderem ter uma base para incluírem suas taxas no valor total do processo e claro, para verificar se o cliente conseguirá cumprir o contrato até o final. 

Parte do planejamento também conta com uma escolha consciente da melhor modalidade de crédito, qual instituição financeira realizar o processo e todas questões necessárias para realizar um bom financiamento, com segurança e muito cuidado. 

Outro ponto importante a se lembrar é que antes mesmo de fechar qualquer tipo de contrato, é importante que o cliente tenha em mãos pelo menos 10%, 20% do valor total, pois esse é um dos requisitos que os bancos solicitam no momento em que o contrato é assinado. 

Mas como foi dito anteriormente, você pode contar com a ajuda do rendimento da sua poupança ou até mesmo do Fundo de Garantia, para dar entrada no financiamento do seu imóvel.