Pesquisas apontam que vendas do dia das crianças devem crescer 5% na RM Vale

A pesquisa foi realizada pelo Sincovat 


Pesquisas apontam que vendas do dia das crianças devem crescer 5a RM ValePesquisas apontam que vendas do dia das crianças devem crescer 5a RM Vale (Foto : Divulgação)

No dia 12 de outubro se comemora o Dia das Crianças, e esta data comemorativa deve movimentar o varejo na RM Vale. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio varejista de Taubaté e região), as vendas próximas ao 12 de outubro devem crescer 5% este ano na região, com relação ao mesmo período de 2020.

Os setores de roupas, calçados e brinquedos deverão ser os mais movimentados. Os preços dos presentes também ajudam a alavancar as vendas, uma vez que subiram menos que a inflação do período: brinquedos ( 3,97%) roupas infantis ( 4,37%) e calçados infantis ( 3,24%).

No entanto, o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, explica que outros itens que afetam o orçamento das famílias devem fazer com que o crescimento fique restrito aos 5%.

"Se por um lado os preços dos possíveis presentes não subiram tanto como outros produtos (alimentação, combustíveis, energia elétrica, etc), este avanço geral no valor de quase tudo no país diminui a renda familiar disponível para os presentes, o que deve desacelerar inclusive a retomada do comércio", afirma.

As vendas do Dia das Crianças costuma ser um termômetro para o final de ano. Antes do Natal, o comércio também aposta na Black Friday. "O último trimestre do ano costuma ser o melhor para o varejo e, normalmente, se outubro vai bem , o final de ano costuma ter bons resultados com relação ao ano anterior", comenta Guinsburg.

anuncio