Pintar as paredes é jeito fácil e barato de mudar a decoração

Com um pouco de cor, sua casa ganha cara nova


O interesse por decoração e reforma de ambientes cresceu durante a pandemia. Tendo de passar quase o dia todo em casa, as pessoas começaram a olhar de modo diferente para o lugar que chamam de lar. Seja para criar espaços mais funcionais, seja para proporcionar mais conforto, as pequenas reformas ajudaram a adaptar as casas para a nova rotina de home office, aulas à distância e videochamadas.

Pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelou que, entre 1º de março e 30 de abril de 2020, as vendas online de móveis e itens de decoração subiram 23,61% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Dentre os móveis mais vendidos estão sofás, poltronas, cadeiras, mesas e escrivaninhas. Já os itens de decoração mais requisitados foram, principalmente, almofadas, vasos e quadros.

Mas as mudanças no interior dos lares brasileiros foram além da aquisição de móveis e objetos. Muita gente aproveitou esse momento para meter a mão na massa. Seguindo a tendência do faça você mesmo (que vem do inglês do it yourself ou simplesmente DIY), essas pessoas resolveram fazer por conta própria pequenos reparos ou instalações, como restaurar móveis antigos, instalar prateleiras e até pintar paredes. 

Aliás, pintar paredes é uma opção prática e econômica para mudar o visual da sua casa. Com poucos utensílios e um galão de tinta, já é possível dar o toque que faltava para a decoração do ambiente. Não foi à toa que o segmento cresceu 3,5% em relação ao ano anterior. Às vezes, tudo o que a sua sala precisa é de um pouco de cor. E não precisa pintar todo o cômodo - uma parede só já faz diferença. 

É preciso ficar atento para conseguir economizar na hora da pintura. Meça a parede para calcular a quantidade de tinta necessária e não comprar a mais nem a menos. Escolha um produto de qualidade. Às vezes, um galão que custou muito menos em comparação a outro vai precisar de várias demãos para fornecer uma pintura razoável. No lugar do rolo, use a pistola de pintura com compressor de ar, que fornece uma pintura mais uniforme e rápida. 

Com essas dicas, é possível economizar na tão sonhada reforma. Não é preciso muito para transformar a sua casa. Com um pouco de criatividade, seu lar ganha uma cara nova.