Vendas no varejo paulista crescem 2,7% no primeiro quadrimestre

Em quatro meses, vendas no varejo paulista têm faturamento R$ 5,1 bilhões superior ao registrado no mesmo período de 2016, aponta FecomercioSP


Desempenho de vendasDesempenho de vendas

O comércio varejista do Estado de São Paulo registrou em abril alta de 3,2% no faturamento real na comparação com o mesmo mês de 2016. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP).

O setor teve um volume de faturamento de R$ 48 bilhões, em torno de R$ 1,49 bilhão acima do valor apurado em abril do ano passado. No mês, o varejo registrou alta nas vendas em 14 das 16 regiões analisadas pela Federação. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, é importante salientar que os dados relativos a abril foram obtidos antes do recente acirramento da crise política, ou seja, em ambiente econômico de maior tranquilidade.

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, as vendas cresceram 2,7%, o que representa R$ 5,1 bilhões a mais de receitas. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 1,6%. De acordo com a entidade, esse desempenho sinaliza uma tendência de melhoria dos níveis de consumo de forma homogênea em todo o território paulista

Das nove atividades pesquisadas, cinco mostraram aumento em seu faturamento real em abril: supermercados (10,1%); lojas de vestuário, tecidos e calçados (10,0%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (6%); lojas de móveis e decoração (4,3%); e farmácias e perfumarias (2,6%). Juntos, esses segmentos contribuíram com 4,9 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral.

Já as retrações foram observadas nos segmentos de materiais de construção (-5,8%); outras atividades (-5,4%); autopeças e acessórios (-1,4%); e concessionárias de veículos (-1,3%), resultando em uma pressão negativa de 1,7 ponto porcentual para as vendas do varejo paulista em abril.