Volkswagen de Taubaté poderá receber substituto do Gol

O veículo será lançado após 2020, quando o grupo deverá iniciar um novo ciclo de investimentos no país.


A fábrica da Volkswagen em Taubaté está no páreo para receber o projeto de um novo carro a partir de 2020. O veículo substituiria o Gol, montado exclusivamente na planta do Vale do Paraíba, que também produz Voyage e Up.

Durante uma visita à fábrica à cidade de São Bernardo do Campo, nesta semana, o presidente mundial da Volkswagen, Herbert Diess, disse que o Brasil está cotado para desenvolver um novo carro compacto global da marca.

O veículo será lançado após 2020, quando o grupo deverá iniciar um novo ciclo de investimentos no país.

Entre 2017 e 2020, o aporte chegará a R$ 7 bilhões para modernização de fábricas e os 20 lançamentos, dos quais a metade já está no mercado.

"A fábrica precisa ser muito competitiva", declarou Diess em conversa com sindicalistas. Ele se referia à unidade que receberá o novo projeto, mas sem detalhar qual das três plantas da Volks estaria mais apta. A montadora também tem unidade em São José dos Pinhais (PR).

O discurso é semelhante ao do presidente da Volkswagen Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, que afirmou, em visita à fábrica de Taubaté no final de julho, que para a unidade receber um novo carro "depende do mercado e da fábrica".

"O futuro está nas mãos aqui. Temos relação muito boa com sindicato. Ainda precisamos melhorar a produtividade."

"Temos que ver com serenidade, haver equilíbrio entre as partes", disse Claudio Batista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, sobre aumento da produtividade.