Um público estimado em 14 mil torcedores foi ao Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, na manhã deste domingo (07), para acompanhar a final da Superliga Masculina de Vôlei. Disputado em partida única, a final teve Sada Cruzeiro e Funvic Taubaté na disputa do título e a vitória ficou com os mineiros que levantaram o caneco pela quinta vez, sendo as quatro últimas consecutivas.
A Funvic Taubaté chegou pela primeira vez na final da competição e ficou com o vice-campeonato. O jogo foi bastante equilibrado, com poucos pontos de vantagens nos sets. Em 2 horas e 30 minutos de partida, o Sada Cruzeiro fez 3 sets a 1 com parciais de 25 a 22; 25 a 22; 18 a 25 e 19 a 25.
O técnico Cezar Douglas escalou o time taubateano da seguinte maneiro no início: Rapha, Otávio, Lucarelli, Lucas Lóh, Éder, Wallace e Mário Jr. O oposto Wallace, da Funvic Taubaté, que já atuou pelo time mineiro, comentou a partida.
“Acredito que fomos irregulares no decorrer do jogo, mas conseguimos segurar bem. As vezes quando o adversário aliviava para o nosso lado não conseguimos colocar o passe na mão, dar sequência. Para nós valeu a experiência. Essa foi a primeira final da equipe e serve de experiência. Quando voltarmos a uma final já sabemos como nos comportar.”, falou Wallace que recebeu o troféu de maior pontuador da Superliga 2016/2017. Na história da competição, o oposto também libera com mais de 4 mil pontos.
Para chegar a final, a Funvic Taubaté derrotou o Juiz de Fora nas quartas e o Sesi SP na semifinal.
Ao final do jogo, a CBV premiou os melhores da competição:
Melhor saque: Evandro (Sada Cruzeiro) Melhor ataque: Leal (Sada Cruzeiro) Melhor bloqueador: Renan (juiz de Fora) Melhor recepção: Bob (Montes Claros) Melhor defesa: (Sada Cruzeiro) Melhor levantador: William (Sada Cruzeiro) Craque da galera: Rapha (Funvic Taubaté) Melhor saque: Evandro (Sada Cruzeiro) Troféu viva vôlei: Evandro (Sada Cruzeiro) Maior pontuador: Wallace (Funvic Taubaté)