O que Fernandinho ofereceu ao Athletico Paranaense?

Saiba


Ao entrar no crepúsculo de uma carreira repleta de estrelas, o ex-capitão do Manchester City Fernandinho se instalou brilhantemente até agora no Athletico Paranaense. O meio-campista, que se junta a Luiz Felipe Scolari - um técnico que o selecionou com freqüência durante a Copa do Mundo de 2014 - está voltando ao seu time de garotos ao se aproximar do fim de sua carreira no futebol. Tendo passado pelas fileiras em Curitiba, o elegante jogador estava sempre destinado a grandes coisas, e uma mudança para a Europa estava logo no cartão quando se juntou ao Shakhtar Donetsk.

Tendo passado oito anos na Ucrânia, o brasileiro se mudou por todo o continente para a Inglaterra, assinando com o Manchester City e conquistando seu primeiro dos cinco títulos da Premier League em sua temporada de estreia. Sua chegada fez com que o City parecesse mais favorável com as apostas online de futebol e sob Pep Guardiola ele se tornou um dos meio-campistas mais esforçados no jogo.

Entretanto, aos 37 anos de idade, era hora de voltar para casa e depois de desejar felicidades aos seus antigos companheiros, Fernandinho volta ao Paranaense no final de seu contrato.

"Tínhamos muitas propostas, de muitos clubes diferentes, do Brasil e do exterior. Mas a decisão mais sábia foi voltar para casa e tentar fazer o meu melhor aqui no Athletico", disse ele. "Estou realizando um desejo pessoal, um sonho de vestir novamente a camisa do Athletico. Para marcar o fim de minha carreira jogando por apenas três clubes: dois na Europa e um no Brasil".

Entrando em cena na parte mais grossa da temporada, Fernandinho chegou ao fim com a camisa vermelha e preta do traje paranaense. Vejamos o que ele vai oferecer ao time que está atualmente em sexto lugar na Série A na época em que escrevo.

Experiência

Embora ele já tenha passado o seu melhor em termos de atributos físicos, seu tempo no futebol europeu e representando a Seleção em vários torneios internacionais fez com que Fernandinho ganhasse uma rica experiência. Seu gabinete de troféus é talvez o maior de todos os jogadores da Série A e, embora a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo possam tê-lo escapado, Fernandinho ainda ganhou uma variedade de troféus domésticos ao longo de seu tempo na City, incluindo cinco títulos da Premier League, dois dos quais ele levantou como capitão.

Ele se tornou instantaneamente uma figura popular no vestiário e pode ajudar a pletora de jovens talentos que estão chegando, incluindo Tomás Cuello e o lateral-direito Khellven, que procuram ter futuros brilhantes pela frente.

Composição

O fato é que você não passa tanto tempo como um jogador Pep Guardiola se não tiver a capacidade técnica para prosperar em seu sistema baseado na posse. O City foi uma máquina implacável de vencer com Fernandinho uma engrenagem chave no motor, e sua habilidade de quebrar linhas com seus passes em áreas apertadas o tornou um dos meio-campistas mais resistentes à pressão na história da Premier League. Confortável sozinho ou como pivô duplo, ele pode não ser capaz de correr caixa a caixa da maneira que costumava fazer, mas em termos de manter a bola e jogar com uma gama de passes longos e curtos, ele deve ser uma ajuda maciça para o Paranaense indo para frente.

Liderança

Está claro de seu tempo como capitão da cidade que Fernandinho tem habilidades de liderança em abundância. Faz três anos que o Paranaense levantou pela última vez grandes pratas e enquanto a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana representam um ano de sucesso, você sente com o plantel que Scolari está construindo um lado capaz de alcançar muito mais. A Libertadores ainda está em jogo e devido a sua finalização antecipada imposta pela Copa do Mundo, há todas as chances de um time que tem Thiago Heleno e Fernandinho no vestiário ter a liderança e a mentalidade para ir até a final no Monumental Isidro Romero Carbo de Guayaquil.