O projeto "Vem pro Rugby", desenvolvido em Jacareí, está com inscrições abertas para novos participantes. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre a Suzano, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e o SESI, atende gratuitamente crianças e adolescentes com idades entre 11 e 15 anos.
Com o apoio do programa "Atleta do Futuro", do SESI Jacareí, o projeto busca incentivar a prática esportiva, promovendo saúde, bem-estar, disciplina e valores como respeito, solidariedade e trabalho em equipe. A proposta é oferecer mais que aulas de rugby: é estimular o desenvolvimento integral e a formação cidadã dos jovens.
As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, com turmas divididas por faixa etária. Até os 15 anos, os treinos são mistos, reunindo meninos e meninas. A partir dos 15, os grupos passam a ser separados por gênero, seguindo o modelo das competições oficiais.
Em Jacareí, são oferecidas 30 vagas. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis diretamente na secretaria do SESI, localizada na Rua Antônio Ferreira Rizini, 600, no Jardim América.
Pedro Henrique Pinto, gestor do Jacareí Rugby, destaca que o projeto é uma oportunidade real de transformação social. "Graças à parceria com a Suzano, conseguimos oferecer o rugby de forma gratuita no contraturno escolar. Isso permite uma atuação direta nos bairros próximos à unidade, como a Vila Garcia, ampliando o retorno social para a comunidade", afirma.
Desde sua criação, em 2016, o "Vem pro Rugby" já alcançou mais de 28 mil crianças e adolescentes em 10 estados do país. A parceria com a Suzano teve início em 2023 e contempla também as cidades de Americana e São José dos Campos. O SESI, por sua vez, integra o projeto desde 2021 e possui turmas de rugby em oito unidades no estado de São Paulo.
Adriano Silva Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano, reforça o compromisso com a comunidade. "O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação e inclusão. Projetos como esse ajudam a formar cidadãos mais conscientes, comprometidos e preparados para o futuro", afirma