Vissotto brilha e leva Funvic Taubaté para mais perto do título da Superliga

Equipe do Vale vira para 2 a 1 a série de cinco partidas e fica a uma vitória do sonhado título inédito


Quem esteve na Arena Suzano na noite desta terça-feira (30) assistiu uma partida eletrizante de vôlei masculino pela Superliga Masculina. Frente a frente, duas esquadras que estão hoje entre os melhores elencos do Brasil: Taubaté e SESI.SP.

A noite era de aniversário. O oposto Leandro Vissotto completava 36 anos e resolveu dar um presente para si mesmo, para os companheiros de equipe e para toda uma cidade com uma atuação impressionante. Liderando seus companheiros, o veterano fez explodir a torcida valeparaibana e colocou fogo no clima que antecede o próximo encontro entre as equipes.

O Taubaté venceu a partida por 3 sets a 2, parciais 20/25, 25/23, 27/25, 28/30 e 15/13, virando para 2 a 1 a série melhor de 5. Dessa forma, a equipe do Vale do Paraíba fica a uma vitória do sonhado título inédito.

No próximo sábado (4), as equipes do Taubaté e do SESI-SP se reencontram às 21h30. O confronto terá transmissão ao vivo pelo SporTV2.

O jogo: O técnico taubateano Renan Dal Zotto colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Lucarelli, Facundo Conte, Lucão, Otávio, Vissotto e Thales como líbero.

O primeiro set começou com a EMS Taubaté Funvic apostando na boa variação do saque e buscando complicar a recepção do SESI. Pelo lado da equipe paulistana, o saque forçado e as bolas com os centrais foram as principais armas nos primeiros movimentos da partida. Com uma postura agressiva, o SESI forçou mais erros do Taubaté, e conseguiu abrir cinco pontos de vantagem. O Taubaté conseguiu equilibrar as ações e diminuiu a vantagem do SESI, com boas atuações de Facundo Conte e Lucarelli. O SESI manteve o bom aproveitamento no serviço e administrou a vantagem, fechando em 25 a 20, em 25 minutos jogados.

O segundo set começou com a EMS Taubaté Funvic à todo vapor, forçando o saque e induzindo a defesa do SESI a cometer mais erros. Depois de abrir quatro pontos de vantagem, o Taubaté viu o SESI reagir com boa atuação dos bloqueadores, equilibrando o jogo. A partida passou a ter mais erros de saque de ambos os lados, já que os times continuaram a forçar bem o saque. Com boa efetividade no saque e dos ponteiros, o Taubaté fechou em 25 a 23, em 32 minutos, empatando a partida.

O terceiro set começou com a EMS Taubaté Funvic melhor em quadra, sacando bem e aproveitando os erros do SESI na recepção. Com ótimo aproveitamento dos contra-ataques e com a defesa trabalhando bem, os taubateanos estiveram a maior parte do tempo à frente do placar. O SESI buscou em alguns momentos equilibrar as ações, novamente apostando no saque forçado. O final do set foi emocionante, e com maior efetividade no serviço, o Taubaté conseguiu fechar em 27 a 25, virando o jogo.

O quarto set seguiu no mesmo ritmo do terceiro, com a EMS Taubaté Funvic imprimindo um ritmo de jogo mais forte, com muita agressividade no saque e ótimo aproveitamento dos atacantes, em especial do oposto Vissotto, que viria a ser o maior pontuador do jogo. O SESI cometeu mais erros de ataque, e não conseguiu repetir a boa atuação do primeiro set. A EMS Taubaté Funvic se manteve à frente do placar e chegou a ter até um match point. O SESI cresceu na reta final e equilibrou as ações. Em uma disputa emocionante e no set mais longo do jogo - que durou 40 minutos -, o time paulistanos virou e venceu por 30 a 28, empatando a partida e forçando o tie-break.

No quinto e decisivo set, a EMS Taubaté Funvic começou melhor, com a recepção e o passe funcionando bem, facilitando a vida dos atacantes. O SESI equilibrou as ações com o saque forçado e com o bloqueio funcionando melhor. Os times mantiveram o jogo equilibrado até o final, sem que ninguém conseguisse abrir mais que dois pontos de vantagem. O Taubaté errou menos nos momentos finais e fechou com um bloqueio de Leandro Vissotto em 15 a 13, vencendo a partida por 3 a 2 em 2h30 de jogo.

O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei foi o oposto Leandro Vissotto, da EMS Taubaté Funvic. Aniversariante do dia, ele celebrou a boa atuação e a vitória que coloca o Taubaté um passo mais próximo da inédita conquista da Superliga.

"Só tenho a agradecer ao nosso time por ter me ajudado a ter esse desempenho muito bom hoje. É emocionante poder ajudar dessa forma o Taubaté, com a minha família presente no ginásio, e justo hoje que estou fazendo 36 anos. Não é fácil a carreira de atleta, a gente abre mão de muita coisa para jogar voleibol, por isso estou muito feliz, mas não ganhamos nada. Temos que continuar na luta, o próximo jogo vai ser muito duro, o time do SESI é muito bom, e vai ser esse nível de equilíbrio e emoção no próximo sábado, com certeza", comentou o oposto.