A CCR RioSP aderiu à campanha "Assédio sexual é crime. Trafegue pela via do respeito!", idealizada pelo Grupo EcoRodovias, com o objetivo de combater práticas abusivas e garantir um ambiente seguro, ético e respeitoso nas praças de pedágio.
A iniciativa busca inibir atitudes agressivas, ofensivas ou criminosas de motoristas contra os colaboradores que atuam nas cabines. Segundo a concessionária, já foram registrados casos de assédio moral e sexual durante atendimentos, o que exigiu, em algumas situações, a intervenção de colegas e até registro de boletim de ocorrência.
Para ampliar a conscientização, a CCR RioSP instalou placas e veicula mensagens da campanha nos painéis digitais das praças de pedágio da Via Dutra. Os avisos destacam o Disque 100, canal gratuito e disponível 24 horas para denúncias de violações de direitos humanos, incluindo casos de violência sexual.
A campanha também aborda outros tipos de assédio, como o moral e o racial, e reforça que esse tipo de comportamento não deve ser tolerado em nenhuma circunstância.
De acordo com pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec, realizada em 2024, três em cada quatro mulheres já sofreram algum tipo de assédio no Brasil, um dado que reforça a urgência da ação.
"Acreditamos em um ambiente saudável para todos. Dentro da nossa política interna, preconizamos o bem-estar de nossos colaboradores e clientes e não toleraremos nenhum tipo de assédio. Promoveremos essa campanha como mais uma forma de coibir aqueles que ainda insistem em cometer esse crime", afirma Rodolfo Borrel, gerente de Operações da CCR RioSP.