Ipem-SP realiza hoje verificação de radar, em Taubaté

Ação acontece na rodovia BR 116


O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) fará verificação metrológica hoje, sexta-feira (17), às 13h, no radar instalado na rodovia BR 116, em TaubatéConforme a Portaria 544/2014 do Inmetro, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.    

Para aplicação de multas em caso de excesso de velocidade, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. E para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, os usuários podem acessar o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), clicando AQUI. 

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Nesse caso, a ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto de São José dos Campos

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. E quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.