São José dos Campos recebe ação solidária do Instituto CCR e CCR RioSP

Atividade integra colaboradores da concessionária na iniciativa voluntária e beneficiará a Associação Casa de Amparo Social Emanuel


O Instituto CCR, braço social do Grupo CCR, e a CCR RioSP, concessionária que administra a Via Dutra (BR-116) e a Rio-Santos (BR-101), promovem neste sábado (2), uma ação solidária em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP). De forma voluntária, cerca de 20 colaboradores da concessionária se unem para ajudar a Associação Casa de Amparo Social Emanuel (ACASEM), no bairro Jardim Itapuã, com a pintura e limpeza de um espaço para prática de esportes e lutas marciais. As atividades ocorrerão durante todo o dia, com início às 9h.

A ação em São José dos Campos faz parte de uma série de outras atividades voluntárias que o Instituto CCR desenvolve desde agosto, mês em que comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado (28/08). As iniciativas, que iniciaram no dia 23 de agosto e seguem até 6 de setembro, são realizadas em 13 municípios e sete Estados (Bahia, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso do Sul).

Segundo levantamento do Instituto CCR, com base em 1.330 colaboradores inscritos na plataforma de Voluntariado da CCR, 63% dos participantes das ações são mulheres, entre 23 e 36 anos. Já o público masculino representa 37%, com faixa etária entre 30 e 39 anos. Os participantes são de unidades como rodovias, aeroportos, trens, metrôs e VLTs (veículos de transporte sobre trilhos), e contribuem regularmente com 28 instituições cadastradas em 10 estados do país.

Colaboradores mais engajados

De acordo com estudo realizado pelo Datafolha, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, 10% dos voluntários ao redor do país - ou cerca de 5,7 milhões de pessoas - participam de programas sociais desenvolvidos pelas empresas. Esta prática aliás, também é vantajosa para as empresas, já que colaboradores que participam de iniciativas de voluntariado se sentem 16% mais engajados, segundo pesquisa publicada pela empresa Santo Caos em parceria com o Bank of America Merrill Lynch, de 2017.

Além disso, um estudo recente publicado por pesquisadores suecos e holandeses no International Journal of Clinical and Health Psychology 9 mostra que a prática do voluntariado tem o poder de reduzir os sintomas associados ao estresse bem como de diminuir a probabilidade de desenvolver depressão.

"O trabalho voluntário é uma potente ferramenta de inclusão social, permitindo que pessoas engajadas contribuam com projetos que oferecem soluções para demandas da sociedade, como educação e transformação social", destaca Jéssica Trevisam, gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR.