13° salário: saiba como usar de forma consciente

Remuneração extra é fundamental para quitar contas em atraso


Os trabalhadores que têm carteira assinada, além de aposentados e pensionistas, receberam em dezembro a segunda parcela do décimo terceiro salário. Mas muitas pessoas podem ficar na dúvida sobre o que fazer com o valor total desse dinheiro adicional.

Afinal de contas, o acréscimo acontece em um período festivo, como o Natal e o Réveillon. Lembrando que o pagamento também acontece bem próximo de datas que iniciam um calendário de impostos.

É em janeiro que contas como IPTU, IPVA e material escolar vencem. Então, se você está na dúvida sobre como usar o décimo terceiro de uma forma consciente, dê uma olhada nas dicas a seguir.

Para as pessoas que têm direito, a remuneração extra é esperada o ano todo. Por isso, o primeiro passo é tentar fazer um planejamento exato sobre o que você precisa fazer com esse dinheiro e também sobre o que você quer. Quanto mais tempo antes se organizar, melhor será a gestão.

Coloque as contas em dia

Não tem escapatória. Colocar as contas em dia é a principal dica para quem recebe o 13° salário, principalmente se você pretende manter a saúde financeira equilibrada. E, por mais que não haja boletos em atraso, se prepare. Como já foi citado acima, em janeiro outros impostos serão cobrados.

Compre um presente

Nem só de boletos vive o homem, então por que não comprar um presente para alguém que você gosta? Ou para si mesmo? Viajar, reformar alguma parte da casa ou trocar aquele eletroeletrônico. Desde que realizado de forma consciente e que não vá comprometer o restante do orçamento, não há problemas.

Invista em opções rentáveis

Evite a poupança, que não tem sido rentável há algum tempo. Para se ter uma ideia, o rendimento na caderneta reduziu por mais de 20 meses seguidos. Escolha algo mais rentável. Há opções como tesouro direto, CDB ou até mesmo aplicar uma quantia na Bolsa de Valores. Comprar um título de capitalização também pode ser uma ótima escolha.

Faça um bom planejamento para 2023

Se você pensar em algumas dívidas que vencem em curto prazo, a dica fica para somar todas elas e dividir por 12. A partir daí, você reserva uma quantia com o mesmo valor do resultado dessa somatória. Isso vai proporcionar uma maior tranquilidade para você quando receber o 13° salário ao final do ano, já que não terá que usar a remuneração extra para direcionar em todos os boletos que vão vencer.