Administração pública e representantes da sociedade civil buscam parcerias em prol da juventude em Pindamonhangaba

Encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal


Nesta manhã de quinta-feira (27), a Prefeitura de Pindamonhangaba teve uma iniciativa decisiva para juventude do município. Na presença de Ricardo Piorino, vice-prefeito da cidade, a administração pública convocou diferentes setores da sociedade civil para pensar projetos e parcerias, a fim de promover um avanço significativo na qualidade de vida e futuro dos jovens.

Os secretários Everton Chinaqui, Roderley Miotto, João Carlos Ribeiro Salgado e Alcemir José Ribeiro Palma foram alguns dos que marcaram presença no encontro. Além deles, Alexandre Pereira Costa, Cidinha Pedroso e José Antônio Ferreira Filho também contribuíram na reunião.

O encontro também reuniu membros de igrejas evangélicas, representantes católicos e diversos atletas do município. Para Ricardo Piorino, "é importante o trabalho desses setores com as igrejas para que aconteça o fortalecimento das famílias, e para que os jovens voltem a ter boas referências dentro de casa".

O Dirigente Regional de Educação, Luis Gustavo Martins de Souza, falou sobre a relevância de um encontro como este, unindo diversos setores da sociedade para promover um futuro digno para a juventude. Piorino concordou com Luiz Gustavo e ainda enfatizou a necessidade de dar prioridade à qualificação profissional para os jovens que estão em maior vulnerabilidade social.

"Muitas vezes esses jovens estão vulneráveis à criminalidade, porque falta formação, falta oportunidade. Nossas ações precisam garantir a curto prazo que eles tenham condições melhores para viver sem cair no crime", declarou o vice-prefeito.

Pedro Brígido, atual presidente do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV), também ressaltou a importância dessa união entre administração pública e sociedade civil. Conforme o que Pedro relatou sobre a atuação do COMJUV, "alguns jovens precisam de orientação desde como fazer um currículo, ou como agir em uma entrevista de emprego. E até mesmo ter orientação e direcionamento na formação profissional".

Seguindo a colocação do presidente do COMJUV, o secretário Roderley Miotto ressaltou um decreto recente feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estimula a iniciativa privada na contratação de profissionais recém formados. Ele sugeriu que "Pinda pode apoiar essa proposta estadual e fazer uma divulgação mais sólida dentro do município, aumentando as possibilidades de contratação no primeiro emprego", finalizou o secretário.