Basf comemora 60 anos de instalação em Guaratinguetá

Prefeito Marcus Soliva anuncia obras de recapeamento na região do complexo químico


O maior complexo químico da América Latina comemora 60 anos de atuação em Guaratinguetá. A solenidade aconteceu durante uma sessão de câmara inédita nas dependências da Basf, na noite da última quarta-feira (7).

Diretor geral da Basf da cidade, Patrick Silva, relembrou em sua fala a história da empresa, que se instalou em 1959, após visita de dois alemães que se hospedaram no município e se encantaram com a estrutura encontrada, além da proximidade ao Rio Paraíba, escolhendo Guará para então receber o complexo.

A empresa ficou durante muitos anos sendo reconhecida pela produção de fita cassete. Entre os marcos importantes, podemos também destacar o ano de 1984, em que iniciou-se o projeto Mata Viva, a princípio desenvolvida para atender à lei ambiental, que exigia a recuperação de 100 metros de largura da mata ciliar, a porção que fica exatamente às margens do rio Paraíba do Sul. A partir dos anos 2000, a Basf Guaratinguetá ganhou uma vantagem competitiva com a instalação de um ramal ferroviário dentro de seu território e, em 2011, podemos destacar a turbina de cogeração de energia.

De 2011 até o atual momento a Basf investiu no site de Guará um total de R$500 milhões em novas plantas produtivas e expansões. Para 2020 está prevista a expansão da planta de metilato de sódio. Atualmente a Basf Guaratinguetá possui 11 plantas produtivas e mais de dois mil colaboradores.

Confira a galeria de fotos da comemoração dos 60 anos da Basf em Guaratinguetá

Mesmo com a evolução da produção, a empresa está sempre trabalhando na proteção ambiental e investindo na eficiência energética para reduzir a emissão de poluente e o consumo de água e energia.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, também esteve presente na solenidade e destacou pontos importantes da atuação da Basf no município, como a empregabilidade, o trabalho social realizado pela empresa e o repasse de ICMS que auxilia a gestão nos investimentos. Além disso, anunciou obras de recapeamento do asfalto na região, nas principais vias que dão acesso ao complexo químico, inclusive com projeto de ciclo faixa. "O presente que nós damos à Basf é a infraestrutura urbana através do projeto Recape com a verba do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento)", completou Soliva. As obras serão licitadas nos próximos 30 dias e o início das obras deverá acontecer em meados de outubro. "É obra rápida, nós prevemos todos esse projeto de recape em seis meses", concluiu.