A Campanha RacismoNão, organizada pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, terá diversos eventos nos próximos dias.
No sábado (27), das 7 às 11 horas, o Laboratório Central (rua Major José dos Santos Moreira, 427), recebe a ação de coleta de material da exames de anemia falciforme. Ainda no sábado será realizado o Festival de Atletismo João do Pulo, a partir das 8 horas, no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira.
No domingo (28) haverá a segunda etapa do Circuito de Ruas, às 8 horas, que será no CE João do Pulo, em homenagem ao atleta. Também no domingo, o Domingo no Bosque terá uma grande programação a partir das 9 horas com diversas atrações. O evento vai até as 16 horas e terá yoga, Dança Circular "Ancestralidade Negra/danças para Liberdade", Jongo, Capoeira Pé na Ginga, Puxada de Rede, Maculelê, Contação de histórias "Contos Africanos".
Na segunda-feira (29), das 11 às 12h40, o Senac Pindamonhangaba recebe a apresentação "João do Pulo: Ancestralidade, Esporte e Racismo", além da entrega da premiação às escolas municipais do concurso "As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no contexto da luta dos negros".
Circuito de Rua - Prova João do Pulo
A segunda etapa do Circuito de Corrida de Rua 2023 também acontece neste domingo (28) com largada às 8 horas em frente ao Centro de Treinamento João Carlos de Oliveira. O evento será em homenagem ao ex-campeão e recordista mundial João do Pulo e também faz parte da programação da Campanha #RacismoNão.
O secretário da Mulher Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, agradeceu à Secretaria de esportes pela parceria para a prova e nas ações de combate ao racismo e ao preconceito. "Conversamos com o professor Everton Chinaqui e toda a equipe do Esporte e todos abraçaram a causa, para juntos lutarmos contra o racismo, o preconceito e a discriminação. Curiosamente, no esporte é onde os negros têm mais evidência com os principais nomes e verdadeiras lendas, como Pelé, Michael Jordam, Lewis Hamilton, Usain Bolt, Carl Lewis, Muhammad Ali, Mike Tyson, Magic Jonhson, Lebron James e, aqui em Pinda, o João do Pulo, mas é também onde constantemente são vítimas de racismo, como os casos lamentáveis que têm acontecido com o Vini Junior na Espanha".
O secretário de esportes, Everton Chinaqui, afirmou que "a população pode contar com o apoio da Prefeitura em todos os atos contra o racismo e em favor da igualdade e da justiça social, usando o esporte também como ferramenta de transformação social e de educação".
Sobre a prova, o professor Luís Fernando de Souza Pinto, um dos responsáveis pela organização, explicou que serão cerca de 1.000 participantes, divididos em várias categorias, como corridas kids, para crianças com idade a partir dos dois anos e distâncias entre 50 e 1.000 metros. "Teremos cinco categorias masculino e feminino para crianças e outras 13 categorias masculino e feminino para as demais, dos 17 anos para cima - sem limite de idade - com percurso entre 4km e 6km, além de provas para pessoas com deficiência".
As categorias da prova são divididas em Kids 1, dos 2 aos 5 anos; kids 2, dos 6 aos 7 anos; pré-mirim (8 a 10 anos); mirim (11 a 13 anos); infantil (14 a 16 anos); juvenil (17 a 19 anos); adulto 1 (20 a 24 anos); adulto 2 (25 a 29 anos), máster 1 (30 a 34 anos), máster 2 (35 a 39 anos), máster 3 (40 a 44 anos), veterano 1 (45 a 49 anos), veterano 2 (50 a 54 anos), veterano 3 (55 a 59 anos), veteraníssimo 1 (60 a 64 anos), veteraníssimo 2 (65 a 69 anos), veteraníssimo 3 (70 anos ou mais); e pessoa com deficiência.
Todos os participantes recebem medalhas. Ao fim de todas as etapas, os primeiros colocados também ganharão troféus, exceto kids 1 e kids 2.