Caraguá espera público de 50 mil pessoas no 2º Festival do Camarão

Expectativa dos organizadores é comercializar mais de 6 toneladas do crustáceo em cinco dias de festa




Caraguatatuba será sede do  20º Festival do Camarão que acontece  nesta semana, entre os dias 12 e 16 de julho na Praça da Cultura, no Centro. A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é uma das organizadoras do evento junto com Prefeitura e a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro.

A expectativa dos organizadores é que mais de 50 mil pessoas passem pelas instalações do evento nos cinco dias de festa, que conta com 9.000 m² de área total, sendo 1.800 m² da praça de alimentação e 300 m² de artesanato local. Serão 20 barracas onde os pescadores poderão vender porções e espetos de camarão rosa e sete-barba, porção de mandioca, porção de peixe frito, além de dois salgados à base de camarão previamente determinados e aprovados. Há, ainda, as barracas de doces.

O festival foi criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, o Festival do Camarão reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.

Novidade – Nesta edição, os participantes poderão apresentar dois pratos, sendo que um dele pode ser de livre receita. Esse pedido foi feito à presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, que abraçou a solicitação e promoveu um workshop pelo chef Ricardo Oliveira, do Bufett Império Kids.

Entre as opções apresentadas estão creme de camarão, vatapá de camarão, camarão na mini moranga, cuscuz de camarão, escondidinho de camarão com abóbora cabotiã, moqueca de camarão com banana da terra, talharim de camarão e enrolado de camarão no palito.