Com orientação nutricional, inclua alimentos termogênicos naturais na sua alimentação

Com a inclusão de alimentos termogênicos naturais nas suas refeições, beneficie-se de uma vida mais saudável, além da prevenção de doenças


Uma alimentação saudável é o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida, tanto é que saber balancear os alimentos de uma refeição traz inúmeros benefícios, assim como conhecer as propriedades e funções de cada produto que consumimos. Quem não gostaria de manter a forma corporal ou até mesmo ter a redução de peso sem nenhum esforço físico? Na verdade, estudos nutricionais apontam que alguns alimentos possuem esse poder de auxiliar em atingir sua meta. São alimentos que quando ingeridos auxiliam na aceleração do metabolismo e consequentemente na perda de peso, desde que associados a uma dieta alimentar correta e a exercícios físicos orientados.

Para que esse objetivo possa ser atingido, a pessoa deve sempre buscar a orientação nutricional, que fará um estudo das características do indivíduo, para elaborar quais alimentos devem ser ingeridos e as devidas quantidades. Tanto é que estudos destacam que as pessoas com problemas relacionados com a obesidade têm perdas em torno de 5% a 10% do seu peso corporal quando seguem à risca as orientações recebidas.

O gasto energético que vem da alimentação que consumimos relaciona-se ao aumento da temperatura corporal e da aceleração do nosso metabolismo; desta forma, a refeição que fazemos promove um gasto calórico e consequentemente a perda de gordura corporal. Esse processo é bastante complexo e conhecido como termogênese; na prática, seria a capacidade de manutenção da temperatura interna do corpo equilibrada com a temperatura do ambiente, onde relaciona-se diretamente ao metabolismo.

Quando consumimos alimentos termogênicos, o efeito digestivo é acelerado e consequentemente aumenta o gasto energético, e assim, a queima de gordura. Sem contar que colaboram na melhoria do desempenho na prática de atividade física, na circulação sanguínea e no sistema digestório. Tudo isso além da prevenção do câncer de cólon e de ovário, do tratamento de gripes, da eliminação de gases e do estímulo à digestão.

A inclusão de alimentos naturais termogênicos, como pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, café, guaraná, chá verde, linhaça, gorduras vegetais e de coco, além de produtos derivados do chocolate, canela, chá de hibisco, alho e água, em uma temperatura inferior a 16ºC, assim como suplementos termogênicos - whey protein, BCAA e multivitamínicos -, sempre com o consumo orientado por nutricionista, trará certamente uma melhoria na saúde, com maior disposição, foco e concentração nas atividades diárias.