Como ter uma vida financeira mais controlada sendo motorista de aplicativo?

Existem algumas estratégias que podem garantir mais tranquilidade financeira para quem trabalha de forma autônoma


Assim como todo tipo de trabalhador autônomo, motoristas de aplicativos lidam com uma vida financeira mais instável, devido à falta de uma renda fixa. Por mais que um mês tenha sido positivo, nunca dá para saber como será o próximo, e por isso, é essencial se planejar bem para não passar nenhuma surpresa desagradável. Além do mais, os gastos envolvendo o próprio ofício como abastecimento, manutenção do veículo ou aluguel (quando necessário) também precisam ser levados em consideração, então uma parte da renda sempre deve estar reservada para continuar trabalhando.

O primeiro passo é estabelecer uma média do quanto se gasta mensalmente com o trabalho, para assim deixar uma quantia separada para isso todo mês. Lembre-se que os gastos com o carro são indispensáveis, já que aqui ele é a sua principal ferramenta de trabalho, então é importante que esteja com a documentação em dia, sempre abastecido e sem nenhum tipo de defeito. Uma vez que tiver definido quais são essas despesas fixas, entenda que elas estão relacionadas à sua ocupação, e não à vida pessoal, que já envolve outros tipos de gastos.

Uma boa forma de conseguir separar bem todo tipo de despesa é fazendo uma planilha, onde será possível identificar o quanto se gasta com o carro e com as contas mensais da casa (luz, água, internet, supermercado, aluguel, etc.). Dessa forma, é possível definir uma meta do valor mínimo que se precisa obter por mês para arcar com todos os gastos, e também ajuda a ter um controle melhor sob o fluxo de caixa, ou seja, quanto dinheiro vai sobrar após arcar com tudo que precisa ser pago. Com o mínimo em mente, fica mais fácil na hora de organizar quantos dias serão necessários trabalhar na semana e a carga horária de cada um.

Há ainda a parcela de motoristas que não possuem veículo próprio e precisam alugar carros para Uber. Nesse caso, já seria uma despesa adicional que entraria na parte dos gastos relacionados ao trabalho, mas que pode pesar bastante. O mesmo vale para um carro que ainda está em processo de financiamento, pois atrasar qualquer parcela pode ser o suficiente para dar início a uma série de problemas, então esse é o tipo de despesa que não pode ficar em segundo plano.

Com esse panorama geral sobre sua vida financeira, é possível planejar melhor seus gastos futuros, de acordo com seu fluxo de caixa, e evitar fechar qualquer mês no vermelho. Lembre-se que ter uma reserva de emergência é sempre importante, então faça um esforço de guardar um pouco de dinheiro todo mês, independentemente da quantia.