Apesar de ser vista com receio por muitos carnívoros, a soja é um alimento de altíssima versatilidade e até o maior fã do churrasco deve ingerir alguma receita com o ingrediente em algum dia da sua semana.
A soja pode servir de alimento após ser assada ou cozida, sem nenhum acompanhamento, porém seu potencial está na composição de uma diversidade enorme de pratos que contenham a planta ou seu óleo. Alguns alimentos mais conhecidos, como Tofu, molho de soja, farinha e óleo, são fáceis de encontrar pelas cidades brasileiras mas se a busca for por algo menos habitual, procure por lojas de produtos naturais, estabelecimentos focados em mercadorias asiáticas. Porém, se o caso for algum produto bem especializado como o Isosource Soya a melhor opção é o e-commerce.
Para os novatos no mundo da soja e também veteranos que queiram mais detalhes, listamos abaixo cinco alimentos que podem abrir a cabeça. Aos adeptos da culinária asiática, vale lembrar que a China consome o alimento há pelo menos cinco mil anos!
*Tofu O Tofu é uma comida preparada através de um processo de refrigeração da soja. É usado, em muitos casos, para substituir o queijo dada sua semelhança ao laticínio. O ingrediente é suave e absorve muito bem os sabores de outros alimentos que passem pelo cozimento juntos. Rico em proteínas e vitamina B. Para comer, o tofu pode ser picado e consumido grelhados, fritos, em sopas ? fica muito gostoso no Lámen.
*Edamame Atualmente peça fundamental no cardápio dos restaurantes japoneses paulistanos, o Edamame é colhido ainda verde e, para servir, deve ser fervido em água com sal entre 15 e 20 minutos. O alimento é versátil, pode servir de entrada, lanche e também prato principal. O Edamame é uma ótima opção para quem tem problema de colesterol, ainda é rico em fibras e proteínas
*Molho de soja Apesar do molho Shoyu ser a receita mais conhecida de molhos derivados da soja, existem algumas possibilidades de opções oriundas do processo de fermentação que produz o molho de soja ? salgado e com menor índice de soja que o sal de mesa. Além do molho Shoyu que mistura soja e trigo, existe o tamari que é feito apenas com a soja, o teriyaki que é cozinhado com açúcar e vinagre, entre outras opções.
*Missô Feito a base de soja com temperos e grãos como o arroz, o Missô é uma pasta fermentada utilizada na produção de uma grandíssima diversidade de alimentos no Japão. É um ingrediente mais que tradicional dos japoneses, pode ser usado para fazer uma grande diversidade de marinadas, molhos, patês e sopa.
*Amendoim de Soja O grão integral de soja pode ser molhado em água e cozido até dourar que vai se tornar um amendoim. Atualmente, há uma grande diversidade de sabores que são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. O amendoim é rico em isoflavonas e proteína.