Conheça os benefícios do óleo de rícino


Você já deve ter ouvido falar sobre o óleo de rícino. Se não ouviu, nunca é tarde para começar a usufruir dos diversos benefícios dessa substância. Também conhecido como óleo de mamona ou de castor, é separado do componente tóxico dessa planta – ou seja, apenas a parte boa é extraída para o uso em várias partes do corpo.

Com custo/benefício extremamente vantajoso e resultados surpreendentes, costuma entrar na lista de compras de cosméticos daqueles que o experimentam. Os ácidos graxos, sais minerais, vitamina E, ômega 6 e ômega 9 são alguns dos elementos responsáveis por esse sucesso. Confira, a seguir, algumas das possibilidades de uso do óleo de rícino.

1- Cabelos

Em relação aos cabelos, o óleo de rícino possui duas funções principais: retirada de impurezas do couro cabeludo e hidratação dos fios. Ao mesmo tempo em que a substância facilita o crescimento, garante madeixas com aspecto saudável. Isso se dá por conta do ômega 6, ômega 9 e vitamina E, que ajudam a selar as cutículas e deixar os fios mais bonitos. Entretanto, essa combinação também aumenta o volume, resultado que pode ser indesejável para algumas mulheres.

Em termos de hidratação, os componentes mencionados fazem com que uma película protetora se forme, evitando o ressecamento em longo prazo. Por outro lado, como limpa o couro cabeludo, não deixa a oleosidade se acumular. Esse processo ajuda a evitar os fungos e a caspa, que interferem na saúde dos fios e criam um aspecto incômodo para a estética – com os temidos pontos brancos que parecem sujeira.

Para usufruir dos benefícios do óleo de rícino plenamente, misture uma colher de sopa do produto a cada 200 ml de condicionador ou creme de tratamento. Deixe agir por alguns minutos nos fios durante o banho e enxágue abundantemente.

2- Unhas

Hidratação, crescimento e fortalecimento são algumas das funções do óleo de rícino para as unhas. Além disso, seus componentes garantem cutículas hidratadas. Para ter todos esses benefícios, a aplicação do produto puro deve ser feita diretamente. Aplique cerca de uma hora antes de fazer as unhas ou na noite anterior, retirando a substância por completo na hora em que acordar.

3- Pele

O óleo de rícino faz maravilhas para a pele. Tem função adstringente, o que reduz a acne e a oleosidade. Por outro lado, auxilia na hidratação e evita o ressecamento – reduzindo as marcas de expressão e prevenindo rugas.

Como tem ação cicatrizante, devido à vitamina E, é ótimo para ser usado com loção pós-sol e mesmo para o tratamento de estrias avermelhadas. Para o uso na pele, a recomendação é similar à do uso nos cabelos: uma colher de sopa de óleo para cada 200 ml de creme hidratante. Não é recomendável aplicar o produto puro diretamente na pele.

Com tantos benefícios, a vontade é de usar o óleo de rícino todos os dias. Mas fique atenta às restrições: gestantes, lactantes, pacientes com problemas intestinais, doença de Crohn ou colite ulcerativa devem evitar o produto.