CONSEG discute queda nos índices de criminalidade e trabalho dos Bombeiros


O Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (CONSEG) realizou na noite da última terça-feira, dia 4, mais uma reunião ordinária e discutiu a queda nos índices de criminalidade registrado no apontamento prévio do mês de agosto e o trabalho do Corpo de Bombeiros na região.

A reunião contou com a participação da Delegada Dra. Renata Costeli Lourenço que destacou os esclarecimentos de diversos crimes no município, como homicídio, e as prisões efetuadas. A Comandanta da Polícia Militar, Capitã Lucimeire Jerônymo, apresentou os índices de criminalidade destacando considerável queda em quase todos as modalidades de crime, em comparação com agosto do ano passado.

"Furto caiu de 146 para 105, roubo também recuou com 58 registros contra 43 neste ano, furto de veículo diminuiu de 19 para 16, roubo de veículo também apresentou queda de 15 para 13 e roubo de cargas de 7 casos para apenas um neste ano. Esses índices estão em queda mês a mês, o que é muito bom e se deve ao desenvolvimento de operações especiais em determinados horários", explicou.

Segundo ela o único item que registrou aumento foi homicídio que em 2018 não teve nenhum registro, porém neste ano foram registrados dois casos no final do mês (um no Distrito de Moreira César e outro na zona leste. "Apesar desse aumento pontual, o histórico mostra queda no acumulado do ano. Em 2016 Pinda teve 32 homicídios, fecho 2017 com 22 casos e neste ano nos 8 primeiros meses foram 10, sendo a maioria com envolvimento de elementos no tráfico de droga".

Foi destacado também a produtividade policial com destaque para os casos de flagrantes, mandados de prisão, apreensão de adolescentes, localização de autos e apreensão de drogas e arma de fogo.

Corpo de Bombeiros

O CONSEG recebeu também o Comandante Regional do Corpo de Bombeiros, Capitão Paulo Roberto Reis de Souza, que apresentou o trabalho realizado pela corporação na região, onde Pindamonhangaba integra o 11º Grupamento, sendo sua regional composta por 18 cidades (de Pinda a Bananal). Capitão Reis destacou que em 2017 o quartel local dos Bombeiros atendeu 3.120 intervenções operacionais que vão desde combate a incêndio, resgate, buscas a salvamento.

O comandante ainda destacou o foco atual voltado para a prevenção com incremento na fiscalização de edificações que a partir de agora atuarão mais efetivamente com autuação e interdição de construções. Outro ponto destacado foi a pauta educativa com o o programa Bombeiro Educador que passará às crianças nas escolas as noções de prevenção e também a parceria com os serviços do SAMU.