Duas metalúrgicas registraram os primeiros casos de covid-19 em fábricas do setor na região. Um deles foi na Ball, em Jacareí, e dois na Mirage, em São José dos Campos.
A Ball confirmou, na última segunda-feira (4), o contágio de um supervisor. Há outros dois funcionários afastados por problemas de saúde ainda desconhecidos.
A fabricante de latas conta com 160 trabalhadores diretos e 100 terceirizados. A possibilidade de contágio dentro das instalações é grande, visto que há diversas áreas compartilhadas pelos funcionários. O restaurante da unidade, em especial, é ponto de aglomeração.
Na Mirage, do setor aeronáutico, ao menos dois funcionários testaram positivo para covid-19. Ambos já retornaram ao trabalho. Um dos trabalhadores ficou internado por oito dias. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos buscou mais esclarecimentos com a Mirage, mas não obteve retorno. A empresa possui 80 funcionários.
O Sindicato também vai requisitar, junto à Gerência Regional do Trabalho e Emprego, o início das negociações com a Ball para exigir o afastamento dos metalúrgicos. Também será protocolada uma denúncia no Ministério Público.
Sindicato defende quarentena geral
Dirigentes sindicais estiveram em frente à Ball, na terça-feira (5), para alertar os metalúrgicos sobre os riscos de estarem trabalhando normalmente.
Para combater o risco de contágio entre os trabalhadores, o Sindicato defende a quarentena geral para todos, exceto os que atuam em setores essenciais, com licença remunerada e pagamento integral dos salários.