CPF negativado: saiba como evitar e regularizar a situação

No Brasil, mais de 65 milhões de brasileiros estão com o nome sujo na praça


Com a crise econômica e a redução do poder de consumo da maior parte da população brasileira, o número de inadimplentes tem crescido a cada ano. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, mais de 65 milhões de brasileiros estão com o CPF negativado, ou, mais popularmente, estão com o nome sujo na praça. Isso significa dizer que o poder aquisitivo do brasileiro reduziu, e que ele não consegue manter mais o mesmo padrão de vida que tinha antes.

Para evitar essa situação, é importante que o consumidor tente ao máximo ajustar as suas dívidas cotidianas à sua renda mensal. Buscar alternativas para aumentar a renda é uma possibilidade que não deve ser descartada, como a realização de freelas e aplicação em renda fixa, por exemplo.

Afinal, ter o nome inserido no cadastro de bancos de dados de restrição ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa, pode causar muitos transtornos em sua vida financeira, pois isso pode impossibilitar a contratação de empréstimos em bancos ou instituições financeiras, financiamentos ou outras formas de crédito. Portanto, caso ocorra de você ter o nome negativado, busque sempre regularizar a situação o mais rápido possível.

Como regularizar a situação do CPF negativado

Caso o seu nome seja incluído em algum banco de restrição ao crédito, primeiramente, você deve checar se a dívida é legítima, ou seja, se realmente você fez negócio com aquela instituição e se reconhece a dívida. Caso a dívida seja indevida, é importante buscar os órgãos de proteção ao consumidor ou mesmo a Justiça. 

Todavia, se o consumidor reconhecer a dívida, é importante verificar se o valor já foi pago anteriormente e se a inclusão é indevida ou não; assim, caso o valor já tenha sido pago, entre em contato com a empresa e solicite a retirada do seu nome dos bancos de dados - ela tem o prazo de até cinco dias para fazer isso. Outra possibilidade é parcelar o valor devido ou esperar as negociações de dívidas, que, normalmente, ocorrem no final do ano, quando os juros são quase todos eliminados durante a negociação.

Além disso, pesquisar o CPF regularmente em alguns bancos de dados pode ser uma boa estratégia para evitar ter o nome sujo indevidamente pelas empresas de crédito. Saber como consultar o score também pode te ajudar a saber se você é considerado um bom pagador pelo mercado. A pontuação varia de 0 a 1.000, e quanto mais alto o seu valor, maiores são as chances de conseguir empréstimos aprovados, cartão de crédito ou financiamentos.