Dor nas pernas pode revelar problemas na circulação sanguínea

Sintomas mais comuns são dores, cãibras, sensação de dormência e pernas ou pés inchados


É comum sentir dores ou desconforto nas pernas após a prática de exercícios físicos, ficar muito tempo em pé em uma fila ou sentado viajando por muitas horas. Situações como essas causam dores momentâneas e provavelmente não indicam uma situação séria.

Entretanto, existem casos em que as pessoas sentem incômodos sem um motivo aparente como esses, sem ter realizado qualquer esforço ou após esforços leves, o que pode ser um indicativo de problemas no sistema cardiovascular.

Confira quais são os sintomas e como cuidar desses sinais:

O sistema cardiovascular é responsável por uma das funções mais importantes do corpo, que é o bombeamento de sangue. Composto pelo coração e por vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares), é através dessa atividade que as células, tecidos e órgãos de todo o corpo recebem nutrientes e oxigênio, necessários para operar adequadamente.

O sistema cardiovascular possui um ciclo de operação que consiste no bombeamento de sangue, carregando nutrientes e oxigênio para o resto do corpo, através das artérias. Feito isso, o sangue retorna para o coração, através das veias, agora com uma concentração maior de gás carbônico. O sangue é encaminhado para os pulmões para passar por um novo processo de oxigenação, retorna para o coração e novamente é irrigado para o resto do corpo.

As pernas são os membros mais afastados do coração e, quando o sistema cardiovascular começa a apresentar algum problema, é o primeiro lugar a ter sintomas. Como já foi mencionado, é comum sentir desconforto nas pernas em algumas situações específicas. No entanto, quando não existe algum motivo claro, esse incômodo pode indicar algo mais sério e deve ser interpretado como um sinal para procurar um angiologista e investigar se o motivo é uma doença ou síndromes vasculares.

Os sintomas mais frequentes de problemas vasculares são as dores nas pernas, cãibras, sensação de dormência ou de formigamento, pernas ou pés inchados, varizes, cansaço frequente nas pernas sem ter realizado algum esforço, sensação de pernas pesadas, alteração na cor da pele (semelhante a de hematomas), etc.

Esses sintomas podem ser indicativos de problemas graves, que se não forem tratados a tempo podem levar à amputação do membro ou até mesmo à morte. É o caso da trombose venosa, que se manifesta primeiramente através de um coágulo sanguíneo que se aloja em uma veia do membro, gerando inchaço e dores. Caso o coágulo se solte, ele pode chegar ao pulmão, agravando o quadro para uma embolia pulmonar, que pode ser fatal.

As doenças vasculares são mais comuns em pessoas idosas, portanto é preciso tomar alguns cuidados. Para evitar o surgimento desses problemas, é importante adotar algumas medidas, como não fumar, controlar o peso e a pressão arterial, visitar o médico regularmente e controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue.

Em alguns casos mais sérios, é necessária a intervenção cirúrgica. Entretanto, quando o problema é identificado precocemente, é possível aplicar soluções mais simples, como o uso de meia de compressão, que atua na redução da pressão nas pernas e regulariza o retorno sanguíneo. Cada situação pede um tipo específico de tratamento, e apenas a avaliação de um médico angiologista capacitado poderá indicar a solução necessária.