Embraer apresenta novo E195-E2, maior jato comercial produzido no Brasil
O voo inaugural do jato da segunda geração da família de E-Jets está previsto para os próximos meses e deve entrar em serviço no primeiro semestre de 2019
A Embraer apresentou nesta terça-feira (7) o novo E195-E2, o maior jato comercial produzido no Brasil. O evento aconteceu na sede da empresa em São José dos Campos e contou com a presença de executivos, funcionários e convidados.
O E195-E2 tem 146 assentos em classe única ou configurado com 120 lugares em duas classes de serviço. Outro destaque é o aumento significativo de alcance, de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), possibilitando viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.
De acordo com John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial, o novo jato tem potencial para mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas de todo mundo, oferecendo uma combinação inteligente de materiais, com capacidade de transportar 10% mais passageiros que o concorrente direto e ainda assim ter o mesmo peso.
"Tendo custo por viagem 20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais", ressalta.
O vice-presidente de operações, Luís Carlos Affonso, explica que A Embraer introduziu na nova plataforma E-Jets todas as novas tecnologias que agregam valor aos clientes, como a quarta geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando o arrasto e o peso.
"O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus vários sistemas", explica.
O voo inaugural do jato da segunda geração da família de E-Jets está previsto para os próximos meses e deve entrar em serviço no primeiro semestre de 2019. A Embraer deve utilizar dois aviões na campanha de certificação. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião, será empregado na validação de tarefas de manutenção e de interior.