O projeto Biblioteca do Futuro acaba de chegar em mais duas escolas municipais da cidade de Pindamonhangaba (SP), ampliando o acesso à leitura para 1.084 estudantes. Esse é o total de alunos matriculados nas Escolas Municipais Professor Joaquim Pereira da Silva e Profa. Maria Aparecida Arantes Vasques, que agora contam com um novo espaço lúdico de leitura com 850 livros. A iniciativa é uma realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.
O projeto Biblioteca do Futuro convida alunos e educadores a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de um rico acervo, formado por títulos que informam sobre temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar. A mascote da Biblioteca do Futuro é o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico. Esta é a terceira escola de Pindamonhangaba que recebe o projeto. Em novembro do ano passado, a Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira também recebeu uma Biblioteca do Futuro.
"É um sonho ter um espaço que encanta as crianças. Quando soube que seríamos contemplados, pensei que se tratava apenas de um cantinho de leitura, porém quando vi as fotos do projeto, quase não dormi de tanta felicidade. Estou encantada, e as crianças quando entram na sala demonstram um encantamento que emociona. Tenho certeza de que cada momento de leitura ou apreciação do espaço será marcante para todas elas", comemora Raquel Gazale, diretora da Escola Municipal Profa. Maria Aparecida Arantes Vasques, que tem 310 estudantes matriculados nas séries do Ensino Infantil II e Ensino Fundamental I.
Na Escola Municipal Professor Joaquim Pereira da Silva, que atende 774 crianças do Ensino Infantil II e Ensino Fundamental I, o espaço implantado pelo projeto Biblioteca do Futuro também chegou trazendo novas perspectivas. "Está sendo uma alegria receber o projeto em nossa escola, pois não tínhamos um espaço que despertasse o interesse pela leitura. A sala ficou encantadora, alunos e professores irão aproveitar muito. Tenho certeza de que será um local de aprendizagem significativa e de incríveis viagens literárias", comenta a diretora, Sheila Campos.
"Buscamos com esse projeto sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões", afirma a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.
"Nosso objetivo, ao patrocinar um projeto como esse, é levar cultura e educação para a sustentabilidade para cada vez mais crianças. Temos um forte compromisso com a reciclagem e a preservação do meio ambiente e este projeto está totalmente alinhado com nosso Propósito e nossa estratégia de fazer negócios de forma sustentável", ressalta Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.