Não passa despercebido para ninguém que as mudanças climáticas estão alterando cada vez mais as estações do ano, afetando plantas, animais e pessoas. Só basta lembrar que no primeiro dia da primavera o país registrou temperaturas altíssimas em regiões como Rio de Janeiro e São Paulo, entre as mais afetadas. A pergunta, misturada com certo nervoso, é como é que vai ser no verão. E aí a ideia de comprar um ar condicionado se apresenta quase como obrigatória diante do que vem pela frente.
Aliás, o ar condicionado traz muitos benefícios à saúde criando um ambiente confortável e limpo e resolvendo problemas como alergias, poeira, a fadiga -que também pode ser causada por calor ou frio excessivo-, e até muitas desidratações que acontecem em ambientes úmidos ou muito quentes devido à necessidade do corpo de se adaptar ao clima. Ao instalar um se pode acabar de vez com o ciclo repetitivo de desconforto, vivendo e trabalhando melhor, e este parece ser o momento perfeito, pois durante as ondas de calor as vendas de equipamentos se disparam e a lei da oferta e da procura entra em ação.
Existem muitas medidas para aparelhos de ar condicionado, mas o BTU -Unidade Térmica Britânica- não só é uma delas como também a mais utilizada na atualidade. Resulta útil saber que quanto maior seja o número de BTUs, maior será o esfriamento que o aparelho pode oferecer, assim como também permite calcular a quantidade de calor que é capaz de extrair de uma habitação. Se a escolha já foi feita e a decisão tomada, na hora de comprar saiba que na medida que a classificação de BTUs aumenta, também aumentam o peso, o tamanho e o preço do ar condicionado de 30000 BTUs, o modelo ideal que hoje se apresenta no mercado para enfrentar qualquer calorão que queira deixá-lo exaurido. Lembre que um ar condicionado com BTUs insuficiente não será adequado para esfriar o ambiente ou pode demorar para esfriar, especialmente se a temperatura externa for muito alta.
Fatores que influenciam
Existem diferentes fatores que influenciam na quantidade necessária de BTUs por metro quadrado na hora de comprar um ar condicionado. Entre eles é bom ter em conta a altura dos tetos, pois se ele for um mais alto será preciso mais BTUs para esfriar por causa da maior quantidade de ar no ambiente.
O número de janelas também importa, pois elas permitem a entrada da luz solar junto com o calor, daí que uma habitação com muitas janelas equivale a mais BTUs por metro quadrado. A localização geográfica é outro fator, dependendo da zona climática, e se estiver muito quente será preciso um ar condicionado com mais BTUs. Para saber o BTU que precisa por metro quadrado há um cálculo simples, basta apenas multiplicar a superfície da sala em m2 onde vai ser instalado por 600 -no caso residencial- ou por 800 -caso seja um estabelecimento comercial-. Conhecer os BTUs necessários por metro quadrado do ambiente que se pretende esfriar é poder tornar a casa mais eficiente no consumo de energia, além de desfrutar dos benefícios. O cálculo correto dos BTUs que for preciso por metro quadrado vai poupar custos na conta de energia, e se o aparelho também for um inverter vai fazer com que melhore o certificado de eficiência energética da residência.