As fraudes são grandes riscos para a saúde financeira de uma empresa. Por isso, tentar preveni-las é algo essencial para toda a organização, independentemente do seu tamanho ou segmento, a fim de conseguir a sobrevivência saudável no mercado.
Para entender o que é fraude, é necessário compreender que ela abrange diversos comportamentos e golpes, como omissões e atos intencionais promovidos para enganar e gerar prejuízos para a empresa. Frequentemente, quem aplica esses golpes possui ganhos irregulares a partir dessas ações.
Descubra alguns passos importantes para evitar algumas das fraudes mais comuns que uma empresa pode ser vítima.
Auditoria de prevenção a fraude
Uma das principais formas de identificar e prevenir golpes é a partir de uma auditoria. Para isso, é necessário que ela seja feita com frequência, permitindo a identificação de possíveis problemas e irregularidades nos sistemas internos de controle.
A auditoria pode ser interna e externa, além também de uma combinação das duas possibilidades. Com suas vantagens e desvantagens, ainda assim, são fundamentais para a prevenção de fraudes.
Monitorar os processos
Os processos da empresa também devem ser monitorados com atenção. Até mesmo aqueles feitos automaticamente por máquinas devem ser analisados, pois podem estar mal configurados ou até mesmo sofrer influências de softwares maliciosos.
Em alguns casos, é necessário incrementar os processos e as etapas de verificação, como uma busca pela situação cadastral CNPJ de fornecedores e clientes, no caso de empresas B2B.
Identificar os erros
Com a auditoria e o monitoramento dos processos, é possível identificar os erros que foram cometidos e como essas irregularidades estão sendo aplicadas. Além disso, é necessário avaliar os processos e, a partir disso, buscar opções mais eficientes para chegar aos objetivos, contando com maior segurança e praticidade.
Um grande exemplo é em relação ao sistema de reembolso de despesas corporativas. Quando é reconhecido algum erro, é essencial que a análise seja feita para encontrar soluções que evitem a repetição desses problemas.
Treinamentos
Por fim, uma etapa muito importante diz respeito aos treinamentos que devem ser feitos a partir de tudo que foi identificado nas etapas anteriores.
Os treinamentos devem explicitar quais são os procedimentos corretos, o que deve ser evitado e também deixar clara a visão da empresa sobre esses assuntos, como a corrupção e os golpes. Em uma cultura de zero tolerância à corrupção, é mais comum contar com o apoio de toda a equipe para o seu combate.