Governador Tarcísio de Freitas esteve presente na inauguração oficial da modernização da usina da Gerdau em Pindamonhangaba

A empresa investiu R$ 700 milhões em novos equipamentos, demonstrando seu compromisso com a inovação e aprimoramento tecnológico



Nesta terça-feira (13), o Governo de São Paulo e a Gerdau realizaram a inauguração oficial da planta de Lingotamento Continuo em Pindamonhangaba. Como líder do mercado de aços especiais e a maior produtora de aço do Brasil, a Gerdau investiu R$ 700 milhões em um novo equipamento que terá impacto significativo no futuro da indústria automotiva, especialmente com o aumento da produção de veículos híbridos e elétricos. A planta localizada no Vale do Paraíba emprega mais de 2 mil dos aproximadamente 6 mil colaboradores da Gerdau em São Paulo.

Lingotamento ContinuoLingotamento Continuo (Foto : Lucas Lacaz Ruiz / Agora Vale)

Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da empresa, com 122 anos de história e presença em nove países, contando com 32 plantas e 36 mil colaboradores.

A celebração dos investimentos foi enfatizada como uma forma de gerar empregos e enfrentar a pobreza. Segundo o governador, o combate à pobreza está diretamente relacionado à criação de oportunidades, o que é possível por meio de investimentos e geração de empregos.

A cerimônia contou com a presença do O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, Guilherme Gerdau, presidente do conselho de administração da companhia, secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, Vice-prefeito Ricardo Piorino, no ato estava representando o prefeito Isael Domingues, que se encontra em Brasilia comprindo agenda, entre outros representantes da sociedade civil, funcionários da empresa autoridades regionais e executivos da empresa.

De acordo com a Gerdau, a modernização da usina em Pindamonhangaba faz parte de seu ciclo de crescimento sustentável planejado até 2025. O novo processo de lingotamento contínuo de blocos e tarugos proporciona maior qualidade e viabiliza a produção de "aço clean steel", um aço mais limpo e resistente usado na fabricação de itens de alta durabilidade. A capacidade de processamento da planta é de 650 mil toneladas por ano.

O CEO da Gerdau ressaltou que esse investimento reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo, com base em pilares estratégicos como a inovação e a sustentabilidade.

Utilização de uma matriz de energia renovável

A usina em Pindamonhangaba é responsável pela produção de aços especiais, utilizando uma matriz 100% renovável e a sucata ferrosa como matéria-prima. Essa iniciativa, segundo a Gerdau, resulta em uma pegada de carbono do aço produzido no Vale do Paraíba abaixo da média mundial do setor.

Além disso, a modernização da usina contribui para o aumento da eficiência energética das operações em Pindamonhangaba, tornando-a uma referência na produção de aço de baixo carbono no Brasil, de acordo com a empresa.