O conflito entre a Ucrânia e a Rússia afeta diretamente o mercado global. Diante das negociações de itens conhecidos mundialmente como commodities, que são as matérias-primas para a produção de mercadoria, o combustível para veículos também terá aumento, por conta da inflação, afetando diretamente o bolso dos brasileiros e também o câmbio. Especialistas afirmam que as consequências econômicas geradas pela guerra farão com que o Brasil sofra grande impacto nas importações, principalmente porque as negociações feitas no país têm como base a moeda norte-americana, que está em alta.
A Rússia é a maior exportadora de farinha de trigo do mundo, e isso faz com que o Brasil seja afetado pelos produtos com essa matéria-prima como base. O pão, o macarrão, biscoitos, bolos, entre outros alimentos, terão reajuste neste período. Apesar de o Brasil comprar farinha de trigo também da Argentina, que é o principal fornecedor para o país, ainda assim, sofrerá impactos no setor alimentício. Além da carne, que sofrerá o aumento por ser o alimento dos animais, que é à base de milho. Sendo que o milho também é importado dos países em conflito, os produtores terão que elevar os preços das carnes, afetando novamente o bolso dos brasileiros ao consumir o alimento.
Outro aumento será no preço da gasolina, diesel e no gás de cozinha. A Petrobras anunciou recentemente o reajuste de até 24%, o que impacta diretamente no preço dos fretes de alimentos para abastecimento de insumos nos mercados, preços de transportes públicos e particulares, e também ao preparar os alimentos em casa. Além do preço da eletricidade, que também vai ser sentido no bolso dos brasileiros, já que, somente no ano de 2021, a conta de luz teve aumento de 114%, sendo que a inflação era de 48% no mesmo período, ou seja, mais que o dobro da inflação.
Especialistas na área de economia afirmam que serão tempos desafiadores aos brasileiros. Uma boa alternativa para os setores que estão sendo afetados pela alta de preços, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, seria a negociação e importação dos insumos com os países do Mercosul. Porém as consequências do aumento da inflação no Brasil podem ser devastadoras, pois em 2022 o aumento poderá ultrapassar a casa dos 6%.
A instabilidade no mercado global afeta a todos, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o Brasil será afetado principalmente pela alta dos preços, que causa grande impacto no bolso dos brasileiros.