Jacareí e EMTU iniciam tratativas para Corredor Metropolitano de Ônibus

Projeto prevê transporte intermunicipal interligando seis municípios: Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba




O auditório da Prefeitura de Jacareí recebeu na última sexta-feira (24) representantes da Prefeitura e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), quando foi apresentado o projeto funcional do Corredor Metropolitano Trivale de Ônibus. O projeto prevê a interligação entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos – trecho de 23km.

De acordo com a municipalidade, foi discutido o estabelecimento do convênio entre a administração municipal e a EMTU para viabilizar a implantação do empreendimento do Governo do Estado. A EMTU prevê investimentos no valor de R$ 230 milhões ao longo de todo o empreendimento com prazo de conclusão dos projetos e licenciamento ambiental em 24 meses.

Vale ressaltar que o projeto a ser contratado em 2017 refere-se ao trecho entre Jacareí a São José, mas o Corredor Metropolitano contempla uma segunda etapa, com a ampliação que beneficiará moradores de Caçapava, Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba. Segundo o EMTU, essa nova demanda ainda não tem cronograma definido.

“Queremos integrar e promover o desenvolvimento e entendemos que essa ação auxiliará as cidades nesse processo”, comenta o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.

Utilizam o transporte público entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos cerca de 17 mil passageiros em dias úteis. Desses passageiros, 13.200 utilizam o transporte pela rodovia Presidente Dutra, o que compreende um total de 50% da demanda da RMVALE (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Na concepção do projeto funcional, foram considerados itens importantes como a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente e um estudo de integração regional e alternativas iniciais de traçado do trecho entre as duas cidades.

 

Com informações da Prefeitura de Jacareí