Investidores, startups e empresas terão uma oportunidade única de aumentar suas conexões em networking e se envolver com a comunidade corporativa nacional e internacional no South Summit. A última edição do evento ocorreu em Madri, na Espanha. Na oportunidade, Porto Alegre foi anunciada como a nova sede, e o encontro acontecerá no Cais Mauá, nos dias 4, 5 e 6 de maio deste ano.
A decisão inédita em organizar a feira completamente fora da Europa se deve ao fato do Brasil ser o maior ecossistema da América Latina, acumulando 25 unicórnios em um universo de mais de 14 mil startups. Vale ressaltar que são chamadas de unicórnios as startups que alcançam avaliação de US$ 1 bilhão no mercado.
O grande parque tecnológico, a companhia de Processamento de Dados Procempa e o ambiente favorável à inovação, por sua vez, fizeram de Porto Alegre a escolha ideal para a realização do South Summit Brazil. Segundo a pesquisa RS Tech, conduzida pelo Instituto Caldeira, e divulgada no jornal Gaúcha Zero Hora (GZH), 61% das startups de todo o estado estão na capital.
É evidente que existe um esforço, inclusive com incentivos do setor público, para consolidar o território porto-alegrense como uma startup city. A presença da feira europeia, que há uma década promove conexões de alto valor, celebra o momento de amadurecimento econômico da região. Não por acaso, foi feito o anúncio de que o Rio Grande do Sul sediará novamente o evento em 2023.
Principais atrações
Em sua primeira edição no Brasil, o South Summit traz para os players de tecnologia e negócios uma seleta porção do rico ecossistema de inovação e empreendedorismo, cultivado a cada encontro global. Serão 150 palestrantes renomados, entre fundadores, CEOs, presidentes e líderes de grandes empresas, que vão compartilhar experiências inovadoras. O vice-presidente da Dell Technologies, Erik Day, o cofundador e diretor administrativo da TXV Partners, empresa focada em software e desempenho humano, Marcus Stroud, e mais de cem speakers já confirmaram presença.
Uma das atrações mais aguardadas é a competição entre startups. Foram mais de 900 inscritas, vindas de 76 países diferentes. As 50 selecionadas poderão fazer o seu pitch (apresentação) para os investidores. A avaliação das inscrições considera itens como proposta inovadora, viabilidade, escalabilidade, equipe e interesse, segundo informações do Transforma RS. Uma startup criada para facilitar a compra e venda de carros usados, por exemplo, poderia se encaixar nesse rigoroso crivo.
São esperados no evento cerca de 20 mil visitantes, entre investidores, empresários e startups de todo o mundo. Os organizadores esperam criar verdadeiros hubs de inovação, onde os players possam impulsionar os seus processos, talentos e oportunidades. Ou, parafraseando as palavras do vice-presidente do Transforma RS e CEO da 4All, José Renato Hopf, ditas no site da sua empresa, fazer do South Summit Brazil uma vitrine de oportunidades e uma verdadeira atração para os investidores.