Metalúrgicos da General Motors, de São José dos Campos, votam Plano de Demissão Voluntária e novo layoff

Metalúrgicos da General Motors decidirão se aceitam a abertura de Plano de Demissão Voluntária e extensão do layoff


Organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, trabalhadores votarão se aceitam a abertura de Plano de Demissão Voluntária (PDV) e extensão do layoff na fábrica de São José dos Campos. A votação virtual, começará às 8h de segunda-feira (24) e termina às 16h de terça (25)

O Sindicato vem negociando com a GM medidas para preservação de empregos na fábrica e defende a adoção de estabilidade para todos os trabalhadores. As negociações são em virtude dos planos da montadora em realizar demissões em consequência da pandemia.

"Em todas as rodadas de negociação com a GM e qualquer outra empresa, o Sindicato sempre defendeu a adoção de estabilidade como única forma de realmente preservar os empregos. Agora a decisão cabe aos trabalhadores", afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

Benefícios

De acordo com a proposta apresentada pela montadora, o PDV será aberto a trabalhadores de todas as áreas. Aqueles que aderirem receberão salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black. Os benefícios variam de acordo com o tempo de fábrica de cada trabalhador.

Layoff

Também será colocada em votação a possibilidade de extensão do layoff, que entrou em vigor em 13 de abril e terminaria no dia 12 de setembro.  A GM quer estender o programa por mais dois meses (outubro e novembro), com 100% do salário líquido (R$ 1.813 pagos pelo governo e o complemento pago pela empresa).

Se após esse período o mercado automotivo não reagir, haveria a prorrogação do layoff por mais cinco meses. Neste caso, a GM arcaria com a íntegra do salário líquido.