A Cervejaria Ambev anunciou, no sábado (3), o início das obras para construção de sua primeira fábrica de latas e a primeira da indústria de bebidas no Brasil. Localizada em Sete Lagoas (MG), ao lado da cervejaria que leva o nome da cidade, a obra será concluída em 2020 e irá abastecer, inicialmente, a demanda das cervejarias de Sete Lagoas e Juatuba, em Minas Gerais, e parte das operações da região Sudeste.
Com uma área construída de 45 mil metros quadrados, a nova fábrica abrigará duas linhas de produção de latas, uma linha de produção de tampas e funcionará com energia 100% renovável.
O novo investimento vem somar a um histórico de aportes feitos em Minas Gerais. Nos últimos cinco anos, a empresa destinou R$ 2,2 bilhões ao estado, nas operações que possui em Uberlândia, Juatuba, e Sete Lagoas, além de centros de distribuição em solo mineiro.
E, nos próximos três anos, mais de R$ 700 milhões serão dedicados à construção da fábrica de latas e tampas, que permitirá à Cervejaria Ambev levar aos mineiros uma bebida produzida desde a receita até a embalagem 100% em Minas Gerais.
"Estamos muito felizes em anunciar o início da construção da primeira fábrica de latas de uma empresa de bebidas do Brasil, que irá abastecer inicialmente as nossas operações do Sudeste. Essa iniciativa vai nos ajudar a entregar o volume crescente no Brasil", comenta Bernardo Paiva, Presidente da Cervejaria Ambev.
A empresa gera atualmente 98 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em Minas Gerais. No pico do período de obras da nova fábrica, serão criados 600 empregos temporários na região. E, no momento de sua operação, outros 350 empregos entre diretos e indiretos serão gerados.
Cervejaria Ambev investe em projetos socioambientais em Minas Gerais
Tão significativos quanto os resultados diretos de seus negócios são os impactos socioambientais positivos das iniciativas da Cervejaria Ambev em solo mineiro. Responsabilidade e desenvolvimento sociais, aliados à preservação ambiental, são parte do propósito da companhia para a construção de um legado positivo.
Hoje, a unidade de Sete Lagoas é referência no consumo sustentável de água, utilizando 2,52 litros para cada 1 litro de cerveja produzido. Para se ter uma ideia, a média de todas nossas unidades no país é de 2,86 litros de água para cada litro de cerveja, índice recorde que atingimos em 2018.
A usina solar de Uberlândia, que deve entrar em funcionamento ainda esse ano, por exemplo, será responsável por garantir que quase 2 mil toneladas de CO2 deixem de ser emitidas na região. Já o projeto Bacias, em parceria com a WWF Brasil, promove a recuperação ambiental da bacia do Ribeirão Jequitibá, ao recuperar hectares da mata local, melhorar a qualidade da água e diminuir o risco de indisponibilidade hídrica na região.
O estímulo ao empreendedorismo local também é uma grande aposta da cervejaria no estado. No dia 7 de agosto, em Belo Horizonte, será realizado um evento para 300 empreendedores mineiros, no qual a Cervejaria Ambev compartilhará seus conhecimentos em gestão com empresas parceiras, além de amplificar suas relações comerciais.
Outras duas importantes bandeiras nacionais da Cervejaria Ambev também marcam território em Minas Gerais. São a água AMA e o programa VOA.
AMA, marca de água mineral da Cervejaria Ambev que é um negócio social, reverte 100% do lucro de suas vendas para financiar projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Em dezembro, Minas Gerais passou a integrar os estados que receberão as iniciativas que, hoje, beneficiam 29 mil pessoas.
O VOA, por sua vez, une voluntários da cervejaria a ONGs. Em Minas Gerais, funcionários compartilham conhecimentos em gestão com 9 ONGs mineiras para de ampliar seu potencial de impacto social, beneficiando cada vez mais e melhor as comunidades onde estão inseridas.