MST faz protesto e queima pneus em frente a Bayer de Jacareí

Grupo critica a produção de agrotóxicos


Nesta sexta-feira (10), um grupo de jovens do Movimento Sem Terra (MST) protestou em frente a Bayer, no município de Jacareí. Durante o ato, cerca de 100 pessoas exibiram cartazes contra os agrotóxicos produzidos pela empresa, vestiram macacões e máscaras de proteção contra herbicidas, além de pichar a fachada da unidade e queimar pneus.

Nas redes sociais, o MST se pronunciou sobre o ocorrido alegando que "Atualmente segue em trâmite no senado o PL 6299/2002 também chamado de pacote do veneno. A medida traz duras alterações na atual lei, facilitando a venda e uso de substâncias altamente tóxicas para a vida humana e para a natureza". O movimento é contra o uso dessas substâncias.

Em nota oficial divulgada para a imprensa, a Bayer se pronunciou dizendo que condena os atos de violência cometidos durante a manifestação e disse também que está aberta ao diálogo. Confira a resposta na íntegra:

"Condenamos veementemente a violência e os danos cometidos durante a manifestação nos escritórios da Bayer. Estamos sempre abertos ao diálogo e à transparência, mas a ação violenta é inaceitável em uma sociedade democrática, e totalmente contrária aos nossos valores.

Diálogo e transparência são fundamentais para a Bayer. Nossas equipes estão em constante diálogo com diversos parceiros para disponibilizar soluções que contribuem com o fornecimento de alimentos de qualidade, respeitando o meio ambiente. Estamos cientes das preocupações dos manifestantes, mas estamos convencidos ao mesmo tempo de que precisamos de sementes com tecnologia inovadora, proteção de cultivos e soluções digitais para enfrentarmos alguns dos maiores desafios do nosso tempo: produzir alimentos suficientes para uma população mundial crescente utilizando menos recursos. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um elemento central da estratégia corporativa e de negócios da Bayer e um dos nossos valores fundamentais.

A empresa também ressaltou que está ciente das preocupações dos manifestantes, mas estamos convencidos ao mesmo tempo de que precisamos de sementes com tecnologia inovadora, proteção de cultivos e soluções digitais para enfrentarmos alguns dos maiores desafios do nosso tempo: produzir alimentos suficientes para uma população mundial crescente utilizando menos recursos. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um elemento central da estratégia corporativa e de negócios da Bayer e um dos nossos valores fundamentais."